1 de maio de 2011

Especial HP Parte 3



4 de Junho de 2004 E eu estava na Estreia, para ver o terceiro filme da série Harry Potter, dessa vez era diferente, Foi o primeiro filme da série, que eu vi, lendo o livro antes.


Desde o inicio do filme, nota-se sequencias muito rápidas, e uma diferença gritante na fotografia. Culpa da mudança de diretor, que deu um gás novo a série, sai Chris Columbus, entra Alfonso Cuáron, Vários cenários mudaram, novos personagens e situações chegaram.
Eu saí do cinema particularmente decepcionado ao final desse filme: Esperava mais, e ainda hoje quando vejo digo: Esperava muito mais. O terceiro livro da série, é um dos melhores mais celebres de toda a história criada por J.K. Rowling, e foi simplesmente suprimido em sua versão cinematográfica, Não que o filme deturpe a história, ou modifique-a, Não o filme, se analisado sozinho, é o melhor dos 3 filmes, Porém quando você compara com o livro, a decepção é gigantesca.
Os melhores momentos do livro, foram dizimados, cenas que fui ao cinema esperando ver, me deixaram frustado, pois não chegaram a acontecer.
É obvio, que como adaptação cinematográfica, não tem como (e eu nem espero que seja assim) ser igualzinho ao livro, mas os momentos retirados do livro, eram pontos altos da narrativa, e alguns ajudavam a entender o restante da história, Ou seja, retira-los foi um grandissimo atraso criativo, Na minha opinião consertar esse erro era muito simples, uma ou até 3 cenas, resolveriam parte do estrago. Eu não contarei que partes são, pois além de ser Spoiler, quem ficou curioso, já tem um motivo para ler o livro.
É Claro que o filme Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban, não é te todo ruim, O filme tem um grande avanço em todos os aspectos, os personagens estão amadurecendo, e Harry finalmente ganhou alguem no mundo bruxo, que realmente se importa com ele, seu padrinho Sirius Black (Interpretado brilhantemente por Gary Oldman), A história segue num ritmo acelerado, e tem cenas empolgantes, O elenco está bem afiado, Alan Rickman de novo, rouba cenas, E Michael Gambon assume o papel de Alvo Dumbledore nesse filme. Por conta disso, Dumbledore muda sua personalidade nesse filme, algo até certo ponto estranho para a história, Porém eu acredito, que esse Dumbledore tem muito mais a ver com o Dumbledore narrado nos livros do que o Dumbledore de Richard Harris. Emma Thompson interpreta a professora Trelawey, e David Thewlis o professor Remo Lupin, o ator havia sido cotado para interpretar o Professor Quirrel no primeiro fime inclusive. Os dois professores também chamam a atenção, e os atores demonstram competência na sua interpretação.
Concerteza apesar dos pesares, a sequencia do Vira-Tempo é o grande momento do filme, toda ela funciona muito bem, prende o espectador e tem efeitos especiais belissimos, assim como todo o filme.
Se analisado como Obra Cinematográfica, é o melhor até aqui. Porém se analisado em conjunto de sua obra literária, o livro ultrapassa as barreiras, e se mostra muito melhor que o filme, que poderia ser perfeito, se não houvessem os erros aqui já descritos.
Na proxima parte do Especial, vamos falar sobre o 4ª Filme e Livro da série: Harry Potter e o Cálice de Fogo.



Veja as outras partes do especial Harry Potter: Parte 1 | Parte 2

3 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Não sou muito fã de HP mas é uma série que merece respeito!

Os fãs vão sentir falta já que o ciclo está se fechando né

Lucas disse...

Estou lendo Harry Potter! Iniciei pelo primeiro, lógico, hehehe!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Rof disse...

Não sou muito fã de HP mas é uma série que merece respeito! [2]

Bacana o Blog, to seguindo.
Depois da uma passada lá no meu - também trato te temas como o seu. Abraço