24 de abril de 2011

Amor e Revolução: O que falta melhorar.

3 semanas após a estreia da nova trama do SBT Amor e Revolução, e venho eu aqui, falar sobre a trama novamente. O capitulo de estreia foi comentando por mim no blog. Clique aqui, pra ver.
Pois bem, a trama passada na ditadura militar, teve seus altos e baixos, e o texto fraco de Tiago Santiago, continua sendo seu grande problema. Como dito, o SBT apostou na qualidade, na retratação historica e na trilha sonora, Essa concerteza é a melhor parte de Amor e Revolução.
Mas os dialogos fugidos de livros de história, dão vontade de trocar de canal, Alguém me explica por que o personagem de Mário Cardoso, o jornalista Thiago Paixão, me soltou a seguinte peróla: "Estou com medo, de a qualquer momento alguem da Delegacia de Ordem Politica e Social, mais conhecida como DOPS venha me prender, e você fica aí com ataque de ciúmes"?. A parte obviamente do "mais conhecida," ficou artificial, E infelizmente não é caso único na trama. O Coronel Santos (Ivan de Almeida), ganhou duas ou três cenas onde parece que o personagem engoliu um livro de história e completamente dispensáveis ao rumo da trama, Tudo isso para explicar ao telespectador o que aconteceu no periodo da ditadura. OK, Nem toda a audiência conhece essa página de nossa história, Porém, a propria novela, conseguir através de outras cenas, contar a história, sem ser didática, Então não entendo como continuar apostando em cenas desse tipo.
Nota-se porém, que aos poucos, a trama ganha novas formas, e Tiago Santiago, talvez tenha entendido (espero) que seus dialogos didáticos estão sobrando, Resultado, O Ato Institucional abordado na novela na ultima semana, foi o evento histórico melhor trabalhado até aqui, Não teve dialogos didáticos, e apenas mostrou como foi a reação do povo ao primeiro ato do governo militar. Algo louvável, já que capitulos antes, Thiago Paixão ao conversar com o delegado Aranha, havia "previsto" o futuro, dizendo como livros de história iriam trabalhar com o período.
É aqui que a trama preocupa, ora Tiago Santiago acerta o tom, ora erra. O fim da torturada Odete (Gabriela Alves participação especial) foi horrivel, a personagem que poderia render muito mais na trama, simplesmente foi jogada no mar, e detalhe: numa citação apenas.
No fim, Amor e Revolução, não é ruim, É uma boa novela, Porém precisa melhorar em diversos pontos, e todos eles estão no texto, Já que o elenco está inteirinho afiado dando o melhor de si, Patricia de Sabrit inclusive rendeu bons momentos com Reinaldo Gonzaga, Olivia e General Lobo Guerra respectivamente, O embate entre os dois, é o grande show da trama, Os dois atores de gerações distintas, entram em atrito e conseguem para si as melhores cenas da trama.
Ao retratar-se a ditadura, a novela preocupou-se demais em suas cenas de tortura (com diálogos pouco inventivos), e percebeu que por isso a audiência virou a cara, Não que as cenas devam ser retiradas, Mas muito disse-se sobre o exagero das cenas, e além disso, Elas simplesmente não acrescentavam em nada a história. Tanto que o Casal Carlo (Marcos Breda) e Odete entraram na história somente para serem torturados, sendo essa a única função deles na trama, Lamentável.
Ah e não posso esquecer é claro, do horário. Obviamente precisa ser após as 22h, Mas o SBT, como dito não é de respeitar horarios, Tudo bem, Então eles apostam em fazer aquela estratégia, mirabolante, que deu certo com a reprise de Pantanal: A novela começa imediamente após a novela da Rede Globo, Pelo menos foi assim no inicio, agora, A novela da Globo acaba, e Amor e Revolução, não começa, quem troca de canal se tiver mesmo interesse em ver a trama, é obrigado a aguentar os momentos finais, do pouco criativo e completamente insuportável Programa do Ratinho. E quem vai pra frente da TV no horario marcado pelo SBT 22h15, é obrigado de novo a aguentar o programa. Ou seja, a trama não tem horario para começar, e vai acabar tendo telespectadores afugentados por sua atração antecessora.
A novela segue com audiência, abaixo do esperado, as cenas de tortura serão amenizadas, e espero que Tiago Santiago, continua seguindo o bom rumo, e deixando seus diálogos didáticos de lado, Se tudo isso acontecer, Amor e Revolução, que tem uma excelente história, e um ótimo elenco, tem grandes chances de emplacar. Estou na torcida pela trama.

Em tempo...
Enquanto a novela segue em terceiro lugar na audiência, Na internet, a trama virou assunto. A novela desagradou uma parcela de militares que entraram com um abaixo assinado na internet para pedir que a novela deixasse de ser exibida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo que li o Tiago santiago fez esse sumiço sem explicação da Odete porque ela pode ficar desaparecida como várias pessoas que foram torturadas mas pode voltar para buscar as filhas!!