8 de maio de 2011

Especial HP - Parte 4





Harry Potter e o Calice de Fogo, é um dos livros mais importantes de toda a serie. A partir dele, que Lord Voldermort retorna, e após esse retorno o mundo bruxo começara uma guerra, que vai se estender até o ultimo livro da série.
Aqui é o ponto de partida de grande parte da história pretendida ser contada mais a frente. O Livro é bem grandinho (O mais até aqui), e na minha opinião (Só na minha), um dos livroa mais alongados além da conta.
É o 4º Ano de Harry Potter na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Ele passa as férias com a familia Weasley, assiste ao campeonato mundial de Quadribol, e vai lidar com seu chamado inesperado para o Torneio Tribuxo.


Essa é a grande atração do ano, o campeonato anual de Quadribol de Hogwarts foi substituido pelo famoso Torneio Tribuxo, onde 3 escolas de diferentes países (Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang), levam 3 campeões a um torneio para promover a itnerligação entre as escolas, uma especie de Olimpiada do mundo bruxo. Assim a escola é invadida pela presença de alunos das duas escolas.
O Livro e o Filme caminham bem unidos, e o filme apesar de alguns tropeços, e exageros (Como por exemplo a cena do Dragão na primeira tarefa), é muito bom, e não foge ao livro, O livro explica muitissimas coisas, cruciais para o entendimento das proximas partes da história...
O Cálice de Fogo, é um objeto mágico que escolhe os nomes de quem vai participar do torneio tribuxo, Todos os interessados colocam seus nomes dentro do cálice, e o mesmo faz a seleção.
Aqui preciso comentar, que inicialmente o livro se chamaria Harry Potter e o Torneio Tribuxo, não sei muito bem porque foi alterado, na minha opinião o titulo alternativo tem muito mais a ver com a história.
Pois bem, De Hogwarts, Cedrico Digorry (Robert Pattison da saga Crepúsculo) é o escolhido pelo Cálice, Beauxbatons tem Fleur Delacour (Clemence Poesy) como a escolhida, e Vitor Krum (Stanislavi Iaveski), é o representante de Durmstrang, Como geralmente acontece comumente em livros e histórias de aventura, O Cálice de Fogo libera um quarto nome: O De Harry Potter, que se vê obrigado a participar do torneio.
O torneio rola a parte no filme, e o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é apresentado: Olho Tonto Moody, responsável por uma das partes da mais importante da série, ele explica quais são as 3 Maldições Imperdoáveis: Imperius, Cruciatus, e a Maldição da Morte: Avada Kedavra, que foi a que matou os pais de Harry.
Um clima muito mais sombrio toma parte do filme, que também tem uma pegada de filme adolescente, ainda mais quando acontece o Baile de Inverno, Os sentimentos de Rony e Hermione tomam parte da história, e o interesse de Harry por Cho Chang vem a tona.
Além disso, como previsto, em seu final, á o temido e esperado retorno de Lord Voldermort, interpretado agora por Ralph Fiennes, A sequencia final do filme é muito bem produzida e o retorno do personagem empolga, O Filme também tem um final muito dramático e empolgante, Após a morte de Cedrico Digory por Voldermort, Dumbledore (Michael Gambom), faz um emocionante discurso em homenagem ao aluno.
Além disso, a campanha publicitária do filme vinha com a mensagem: "Tempos dificeis estão por vir" Deixando bem claro, que os proximos filmes, realmente terão tempos dificeis.
Na proxima parte do especial faleremos sobre o 5ª Filme e Livro da Série.

Nenhum comentário: