18 de abril de 2011

Especial HP Parte 2




Bem, eu fiquei longe do blog, e deixei o especial Harry Potter de lado. Decidi voltar. Agora com a segunda Parte, serão 7. Aqui você confere a parte 1.
O segundo filme da série: Harry Potter e a Camara Secreta (Em inglês, é "Chamber of the Secrets"), É considerado por muito o filme mais fraco da série, e também o livro.
Vamos falar primeiramente da adaptação cinematográfica, Desta vez, o filme já teria retorno garantido da criançada, Por isso apostou-se em cenas de ação e aventura, e o filme caminha de maneira bem lenta, culpa da direção de Chris Columbus. Mas não é um filme ruim, HP 2 é bem bom no que se pretende, e diverte assim mesmo. Obviamente como de costume o livro é muito melhor.
Em seu segundo ano em Hogwarts, Harry Potter (Daniel Radcliffe) enfrenta alguns problemas. Depois de um tumultuado verão, onde um elfo doméstico tenta impedir sua volta a escola, Harry descobre tudo sobre a fundação de Hogwarts, e passará por mais aventuras.


O filme e o livro, são os responsáveis por explicar grandes partes da história de Harry Potter, como por exemplo algo que seria melhor tratado mais a frente, como os nascidos trouxas e os ditos "sangues ruins", aqueles bruxos que não tem sangue puro, e a briga interna entre a comunidade bruxa contra o fato, algo que é trabalhado com muita propriedade por J.K. Rowling, Aos mais atentos, notamos aqui uma referência clara a História Contemporânea: A segunda guerra mundial, e as perseguições a quem não era da raça ariana, Aliás a autora trabalha isso mais a frente e durante toda a serie, Uma critica muitissimo bem construida por sinal.
O filme como dito, é bem limitado e faz apenas aquilo que se propõe, diverte, mas nada muito novo, a ainda uma preocupação com a fantasia de Harry Potter, e não a preocupação em se contar essa história.
Por sua vez, o livro apesar de ser o mais chatinho da série, Conta com bons momentos, como por exemplo o telefonema de Rony aos tios de Harry durante o verão, algo suprimido do filme, Além é claro de ser mais detalhista, o que o torna muito superior ao filme. O filme não faz feio em termos de adaptação, e segue como o primeiro é fiel ao livro onde realmente interessa.
Este seria o ultimo Harry Potter a ser dirigido por Chris Columbus, que desta vez comete alguns tropeços, mesmo assim eu gosto da cara da série na direção dele, muitos dizem que a trama perdeu o "ar infantil" por causa de sua saida da direção dos filmes, Eu discordo, a transição da trama infantil para a trama adulta acontece naturalmente nos livros e filmes seguintes.
Cenas que valem muito a pena: A fuga de Harry e Rony (Rupert Grint) no carro. Julie Walters (Molly Weasley) e seu berrador ao filho, enfurecida com o acontecido, e a sequencia dentro da Camara, uma das melhores de toda a série. E por fim a cena que encerra o filme, com todos batendo palmas, aliás comigo no cinema aconteceu algo inusitado: Todo mundo no cinema bateu palmas junto com o filme
Novamente Alan Rickman rouba a cena como Severo Snape, e esse seria também do ultimo filme
de Richard Harris vivendo Alvo Dumbledore, o ator morreu em 25 de outubro de 2002, após já ter finalizado as filmagens do longa. Michael Gambon viria a subsitui-lo na terceira parte da saga Harry Potter. Que aliás falaremos na proxima parte do especial, até lá.

2 comentários:

Guarulhos disse...

Muitos fãs vão sentir falta quando a série nos cinemas acabar heim

Gustavo Fiorini disse...

Acerdita que nunca vi nenhum um filme da saga? É verdade, hehehe... Abrs!