24 de abril de 2011

Aberturas X Teasers

A equipe de Hans Donner que me desculpe, Mas as ultimas novelas estreiaram com a aberturas com uma falta de criatividade tremenda. Não que as aberturas de Morde e Assopra e Cordel Encatado, sejam ruins, Longe disso, são bem produzidas, e chamam a atenção, Porém são reedições dos teasers de ambas as atrações.



O Teaser acima de Insensato Coração, novela das 9h, muito bem produzido, Nada tem a ver com a abertura (lê-se elementos gráficos) da trama, que aliás mesmo pouco interessante, até que não é ruim.



Enquanto a abertura de Insensato Coração aposta em algo totalmente diferente dos teasers, O mesmo infelizmente não aconteceu com as tramas das 18hs e das 19h.




A Abertura da excelente trama das 18hs, Cordel Encantado, infelizmente nada mais é que uma reedição dos teasers exibidos para divulgação da trama. Saudade do tempo, que a equipe Global, famosa (inclusive internacionalmente) surpreendia o telespectador com a aberturas e assinaturas gráficas realmente criativas.
Não que sejam aberturas ruins, mas são apenas reedições do que o público já havia visto, e o fator surpresa fica pra trás. Será que as aberturas estão fadadas a serem uma reedição de suas campanhas publicitárias?
Aliás, vou aproveitar o post, pra falar que as Aberturas de Novelas, na televisão brasileira, e mais que em qualquer outro país, são elementos importantissimos, e devem ser tratatos como tal. Até o SBT, que antigamente apostava em aberturas que pareciam remakes de aberturas mexicanas, prestou atenção no filão, vide a belissima abertura de Amor e Revolução.

2 comentários:

Britto disse...

Não gostei de nenhuma das três, mas achei a de Cordel mais criativa. O SBT já fez coisas bem melhores!

André San disse...

Eu já discordo! Gosto quando a ideia do teaser migra para a abertura da novela. Assim, toda a campanha de lançamento tem uma certa unidade com o que se vê na estreia. Nem a abertura de Morde & Assopra e nem a de Cordel Encantado são geniais, mas são sim bastante simpáticas. No caso da novela das sete, foi criado dois mascotes tão bacanas nos teasers, seria muito desperdício não aproveitá-los também na abertura. Acho ótimo! Eu me lembro que Um Anjo Caiu do Céu utilizou bem os elementos dos teasers na abertura, mas ambos ficaram distintos. No teaser, um anjo Rafael animado fazia as vezes de cupido em casais de carne e osso. O mesmo Rafael animado aparecia na abertura, mas ao lado de versões animadas de outros personagens também animados da novela. E ficou muito bom! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net