24 de abril de 2011

O Dinossauro e a Robô

Bem, TiTiTi, acabou, e como é de costume a Globo fez toda uma divulgação exagerada de sua substituta Morde e Assopra, que estreiou no ultimo dia 21 de Março.
Com o titulo mais absurdo de novelas já criado na televisão, Morde e Assopra, planeja tratar de dois mundo distintos: A Palenontologia e a Robótica, inicialmente para uma obra agradar o titulo é o cartão de visitas, e aqui já são pontos contra a trama de Walcyr Carrasco, Extremos Opostos por exemplo, uma dica minha soaria muito mais convidativo a audiência, mesmo sendo um titulo pobre eu reconheço.
Pois bem, Morde e Assopra, estreiou, e já está a mais de um mês no ar, e até agora não empolgou. A história narra o drama de Julia (Adriana Esteves), uma mulher que perdeu sua tese de doutorado num terremoto no Japão, Todo o esqueleto de um tritanossauro foi perdido no incidente, A mulher descobre que na pequena cidade de Preciosa, no interior de São Paulo também existem fosséis de dinossauro, e decide ir com sua equipe até o local, o que ela não contava é que para continuar as escavações, ela precisaria invadir a fazenda de café, do caipira Abner (Marcos Pasquim), que está em divida com o banco e se não conseguir dinheiro com a colheita, pode perder sua fazenda. Obviamente então, Abner não deixa Julia invadir suas terras para escavar, e os dois começam a se odiar, Ódio esse que transforma-se em amor.
Do outro lado da história. Icáro (Mateus Solano), decide criar um robô que seja a imagem e semelhança de sua mulher falecida, é aí que nasce Naomi (Flávia Alessandra), uma robô, que aos poucos vai ganhar sentimentos.
E é sobre isso que a trama conta. Louvável a ideia de Walcyr Carrasco em apostar em dois mundos tão distintos, Porém, ele não consegue fugir de situações comuns em suas tramas, O casal protagonista vive as turras, assim como aconteceu em Chocolate com Pimenta e Caras e Bocas (Duas grandes novelas do autor) por exemplo, Já houve inclusive uma briga no chiqueiro, algo que se repitiu em Chocolate com Pimenta, e depois em Alma Gemea, Ou seja, Morde e Assopra mistura elementos novos a tramas já consagradas do autor. Preciosa, parece aqui uma reedição de Ventura, ou até mesmo de Roseiral, onde uma trama com personagens com sotaque caipira carregado, arranca facilmente gargalhadas do público.
A ideia de se apostar em paleontologia, já foi dita como louvável, e é um ponto a favor da trama, Porém a Robótica, aqui fica perdida, e parece sobrar no meio da história.
Morde e Assopra, não é de todo ruim, As tramas que nada tem a ver com o titulo, até empolgam, como a do falso médico Guilherme (Klebber Toledo), que enganara a mãe Dulce (Cássia Kiss), dizendo que fazia medicina, mas na verdade torrava o dinheiro que ela mandava com muito custo em festas, ou a ex-prostituta Lavínia (Nivea Stelman), que se casa com o banqueiro Oseas (Luis Mello), e no passado havia tido um caso com o filho dele Fernando (Rodrigo Hilbert), Poisé justamente a melhor parte de Morde e Assopra, que nada tem a ver com a trama que é pretendida contar aqui.
Mudanças já foram encomendadas, e a saída do robô Naomi também parece certa. A verdadeira Naomi vai adiantar sua volta, já prevista na sinopse. Acho bobagem, a trama da robô na minha opinião está sendo mal explorada, não precisaria deixar a trama, Mas a audiência discorda.
O mesmo aconteceu com Frank (Marco Seixas) o computador estilo HAL 9000 (do filme 2001 Uma Odisseia no Espaço), que foi desligado na outra trama do horario Tempos Modernos, desligamento esse que fui contra, Na minha opinião os problemas de Tempos Modernos não eram causados pelo computador, mas essa é outra novela...
Enfim, reviravoltas pretendem acordar a audiência adormecida de Morde e Assopra, E o torço para que isso aconteça, Afinal não queremos que Morde e Assopra esteja fadada ao fracasso, assim como aconteceu com Sete Pecados, que tinha uma boa história, foi mal explorada, e resultou num grande desperdicio, de talento e de autor. Walcyr Carrasco já mostrou que sabe escrever uma boa novela, e torço para que Morde e Assopra melhore, Esperemos.

Nenhum comentário: