9 de fevereiro de 2010


Esta semana o TV Curiosa, vai falar sobre os efeitos de final de capitulo, aqueles "screens" que finalizam as novelas, e acabam o capitulo, para nos deixar curiosos, com o que vai acontecer no dia seguinte. Eu particularmente adoro esses efeitos.

10 Efeitos de final de capitulo


Vale Tudo (1989), As imagens congeladas, ficavam em preto e branco, efeito simples, porém muito legal para o tema da trama.
Felicidade (1991) A Trama de Manoel Carlos, tinha em sua abertura um arco-iris, ao final dos capitulos o arco-iris invadia a cena, outro efeito bem legal.
A Proxima Vitima (1995) A Trama falava sobre um serial killer, e não deviamos só saber quem era o assassino, também queriamos saber quem era A Proxima Vitima. No final dos capitulos, uma mira (simbolo visual da novela), disparava em cima dos personagens, Outra ideia muito bem bolada.

Pé Na Jaca (2006) 5 amigos de infancia, que de uma forma ou de outra, enfiaram O Pé Na Jaca, ao longo dos meses de trama, todos os dias, os 5 amigos apareciam (grandes e pequenos) no final do capitulo.

Alma Gemea (2005), Na trama de Walcyr Carrasco, todos os dias, algum personagem tinha sua imagem nas páginas de um livro, que em seguida se fechava.

Chocolate com Pimenta (2003) A Imagem congelava, e estampava uma caixa de bom-bom, tudo a ver com a temática da trama, que falava do universo de uma fábrica de chocolates.
Bicho do Mato (2006) Na trama da Record, ao final do capitulo, a garra de uma onça tirava a cena do ar.
Negócio da China (2008) A novela de Miguel Falabella, terminava com os personagens estampando uma obra pop-art, bem colorida.

Cidadão Brasileiro (2006), a trama da Record, terminava seus capitulos, com os personagens em preto e branco, num fundo com as cores da bandeira nacional, ao som da musica de abertura Ponteio (Edu Lobo).
Corpo Dourado (1998) o clima praiano da trama, era levado ate o finalzinho do capitulo, congelava-se a imagem, e o mar invadia a cena.

Semana que vem tem mais atualizações. Sugere algo a coluna entre em contato!

3 comentários:

André San disse...

Legal! Gostava do efeito de Pé na Jaca, realmente uma ótima ideia! E o de Negócio da China também era bacana. Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Gustavo Fiorini disse...

Adorei a edição. Gostei mesmo. Destaque para este de Felecidade. Não sabia dele... Visite meu blog e deixe um coment.:

blogpanoramatv.blogspot.com

Raul Marx disse...

Essa idéia de congelar personagens no fim do episódio é bem interessante e aumenta ainda mais a curiosidade do telespectador diante a novela.

E que esse tipo de trabalho não acabe e continue ainda mais criativo!

Parabéns pelo blog

www.faixa-livre.blogspot.com