3 de fevereiro de 2010

E Volta a coluna do blog, que fala sobre curiosidades da TV, tem alguma idéia? Envie para nós, participe, entre em contato.

10 Logotipos Legais de Novelas

Essa semana eu vou comentar sobre alguns logotipos de novelas, que são bem interessantes, e tem a ver com a trama;
Primeiro uma introdução, o logotipo, diz muito sobre a trama, é o cartão de visitas.

Selva de Pedra foi uma novela de Janete Clair, sucesso na tv, teve duas versões, na história Cristiano Vilhena (Tony Ramos/Francisco Cuoco) e Simone (Regina Duarte/Fernanda Torres), saiam do interior em direção a cidade grande, a Selva de Pedra, o logotipo mostra em uma tipografia letras que "imitam uma cidade" tudo a ver com a trama.
A Proxima Vitima foi ao ar em 1995, era a história de um serial killer, e tinha uma abertura bem interessante, ao som de Vitima de Rita Lee, o logotipo? Era o nome da trama, e a letra "I" era "assasinada", tudo a ver com a trama, e uma ideia interessante.

" A História de um verão inesquecivel..." Era assim as chamadas de Corpo Dourado, uma trama policial, que se passava numa cidade litoranea. No logotipo o sol ilumina o "Dourado", Outra idéia bem legal.
A Atual trama das 18hs da Rede Globo, é bem legal. Cama de Gato, retrata os altos e baixos da vida, como se "nós" vivesemos numa Cama de Gato, que é uma brincadeira de criança com barbante, no logotipo uma "mini" cama de gato , é montada formando a letra "M" e a letra "A" do titulo da trama.

Cobras e Lagartos, era uma novela que retratava do que as pessoas eram capazes de fazer por dinheiro, tinhamos Cobras, e Lagartos (que se referiam as pessoas boas da trama), e no logotipo isso é bem retratado, e em um duelo "uma cobra e um lagarto" formam a letra "E".

Porto dos Milagres, foi uma trama das 20hs, que se passava no litoral, o logotipo dizia muito sobre a trama, sendo bem simples, e acertando.


"Duas versões de uma mesma história, Com quem está a verdade?" Flora ou Donatela, em qual das duas podemos confiar? Em A Favorita, a Abertura mostrava as protagonistas em desenho, numa tela dividida, primeiramente não sabiamos quem era a mocinha e quem era a vilã, depois revela-se que Flora, era a culpada, e então a abertura fazia sentido: O preto é o mal (Flora), o Branco o bem (Donatela), e isso termina no logotipo, que também foi outra ideia acertada.


Caras e Bocas, tinha um logotipo relativamente simples, pois a trama era bem simples, e girava em torno do universo das artes, então temos uma goita/splash na letra "O" do titulo, o que dá um diferencial legal ao logotipo, e para finalizar esse logotipo tinha suas cores alteradas diariamente.

Cidadão Brasileiro, mostrava a ascencão e queda, de um: cidadão brasileiro, a "placa de carro" nós levava ao clima de época da trama, e as cores da bandeira nacional, nós remetiam ao tema da trama. Idéia bem legal.

Três Mulheres, Três adaptações de romances de José de Alencar, o logotipo de Essas Mulheres, era bem interessante, e tinha tudo a ver com a trama. Ele fala por si só.

Lembrou de mais algum? Envie para gente...

2 comentários:

André San disse...

Bem legal a escolha dos logotipos. Eu também gostava do logo de Uga Uga, de Celebridade e de Torre de Babel. Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Jéfferson Balbino disse...

Oi, tudo bom? Gostei desse post sobre os logos das novelas, muito criativo, parabéns, amigo me add no msn é jefferson.balbino@hotmail.com. Abraço!

Jéfferson Balbino
www.nomundodosfamosos.zip.net