15 de maio de 2010

Foi um verdadeiro desperdicio


E terminou ontem, a novela das 8 que começa as 9, A história era assim: Duas rivais do mundo da moda Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Moraes), viviam brigando, e para piorar tudo, Helena começa um romance com o pai de Luciana, Marcos (Jose Mayer). Marcos e Helena tem uma grande diferença de idade, antes ele era casado com Tereza (Lilia Cabral), e tinha mais duas filha, o casamento acabou, e os dois continuaram amigos. Luciana é namorada do jovem arquiteto Jorge (Mateus Solano), que tem um irmão gêmeo Miguel.Um é o oposto do outro, e Miguel vive se metendo no namoro. Numa viagem de modelos, Helena e Luciana conhecem Bruno (Thiago Lacerda), um fotografo, que é filho bastardo de Marcos, e um acidente que deixará Luciana tetraplégica ira mudar os rumos da história.
Rumos? Qual história? Manoel Carlos pisou feio na bola, ele tinha uma senhora novela nas mãos, e desperdiçou, criando personagens vazios, que conversavam bobagens que simplesmente não acompanhavam o ritmo da história. Ritmo? Para a acontecer o que eu disse na sinopse acima, levou uma novela inteira! Foi tudo devagar quase parando, o embate de Marcos e Bruno, deveria ter acontecido muito antes, para dar ritmo a história, será que Manoel Carlos não sabia o que fazer depois e por isso adiou tanto? e esta foi uma das muitas coisas prometidas na sinopse. Luciana ficava tetraplégica, e largava de Jorge para depois casar com Miguel, outra coisa prometida na sinopse, tanto que as cenas da lua de mel de Luciana e Miguel foram gravadas antes da novela estreiar, e estiveram presentes nas chamadas da obra, a novela caminhou tão devagar, que as cenas foram utilizadas nas ultimas semanas!!. Faltou conflito para todos os personagens, e os conflitos existente na ótima sinopse que Manoel Carlos tinha nas mãos foram desperdiçadas, e atores foram desperdiçados! Pobre Taís Araújo, esteve no pior momento de sua carreira, e a culpa não foi sua! Giovana Antonelli, e sua Dora iriam fazer barulho, se metendo no casal principal (Helena e Marcos), e acabou casando com um argentino. Alguem lembra que estava prometido uma versão masculina de Laços de Familia, o filho e o pai apaixonados pela mesma mulher? Isso não aconteceu, ou pelo menos não foi mostrado, Eu achei que o Marcos iria se arrepender e tentar voltar com a mulher Helena, na realidade até poderia ter acontecido, mas ficou faltando tempo, já que Manoel Carlos simplesmente desperdiçou todos os outros capitulos anteriores. E o que eu só fiquei sabendo essa semana: Lolita Rodrigues estava na novela! e com seu nome creditado na abertura! Hein? Mas quem era ela? No ultimo capitulo passou uma cena dela com Luciana, na hora achei que era a mãe da Tereza
Viver a Vida (que aliás teve uma abertura horrivel), será talvez lembrada pela belissima atuaçao de Alinne Moraes, e foi só ela e sua história que chamaram a atenção, e mesmo ela foi levada a passo de tartaruga, Tudo para a personagem demorou, a mas a atuação de Alinne foi perfeita e isso salvou a novela em alguns momentos. Além de Alinne, Mateus Solano, Lilia Cabral, Barbara Paz e Natália do Vale (somente na "reta final"), deram um show de interpretação, mesmo a novela caminhando devagar. Outro desperdicio, foi a personagem de Barbara Paz, a atriz fez uma ótima atuação, e simplemente não recebeu mais conflitos para que pudesse ganhar mais espaço, a atriz não pode crescer dentro da novela, Manoel Carlos simplesmente não deixou, justo ele que SEMPRE fez isso em suas novelas. Nas antigas novelas do Manoel Carlos, valia aquela maxima: "não existe papel pequeno para um grande ator..." Em Viver a vida, ele esqueceu isso... lamentável, tantos outros atores poderiam ter crescido, simplemente giraram em torno do nada que foi essa novela.
E o último capitulo? Simplesmente não pareceu ultimo capitulo, e além do que foi maior que o normal! para que? talvez para mais desperdicio, sinceramente a única coisa que valeu a pena no último capitulo, foi o depoimento do pianista, uma grande história de superação.
Enfim, terminou ontem, aquela que poderia ter sido uma das grandes novelas da tv brasileira.

3 comentários:

André San disse...

Pois é, Viver a Vida foi uma sucessão de erros. Lolita Rodrigues aparecia mais no início da novela, depois passou um tempo sumida e ressurgiu no final. Ela era Noêmia, mãe de Marcos. Apesar de ter aparecido pouco, fez ótimas cenas. Nas cenas de festas, ela sempre aparecia bebendo e vinha alguém controlar o impulso alcoólico dela, que creio q sofria de hipertensão ou diabetes. Huhauahua! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Tô Ligado disse...

hehe... parece que só eu gostei de Viver a Vida!!!

Ow, Bárbara Paz já tem trabalho garantido...tá sabendo?

Abraços
Brunno

Gustavo Fiorini disse...

Pois é, a novela foi monótona e quase nada aconteceu em oito meses. Mas não acho que seja a pior do horário... "Esperança" foi um porre ainda maior. Abraço!