22 de maio de 2010

Especial Star Wars - Parte 2

Bem continuando o especial, esse post vai falar sobre o Segundo filme da trilogia clássica, quinto da saga dos seis filmes.

Star Wars - Episódio 5 O Império Contra-Ataca.

Em 1977, George Lucas finalmente supreenderia o mundo com um filme legendário e original, chamado Star Wars, recorde de público, grandes campanhas de marketing, três atores lançados ao estrelato. Enfim, como tudo que dá em certo no cinema, porque não fazer uma continuação? Na realidade, entre todos os planos de Lucas, já estava programado uma trilogia, caso o primeiro filme desse certo. O filme deu certo, então a equipe se aventura para fazer mais um filme, e agora com uma confiança muito maior da produção, pois o retorno já estava garantido. Naquela época, e ainda hoje, as continuações geralmente não empolgam tanto quanto os filmes originais, quem vai ao cinema como eu também sabe, que muitas vezes elas deixam muito a desejar inclusive. Felizmente não é o que acontece com O Império Contra-Ataca. O filme estreiou em todo mundo em 1980.
Primeiro, George Lucas, trabalha na produção a deixa a direção a cargo de Irvin Keshner, no primeiro filme, Lucas dividiu as duas funções.
Como o titulo já sugere, O Império Contra-Ataca, após a vitória da Aliança Rebelde no primeiro filme, O Império Galático, volta determinado a acabar de uma vez por todas com a rebelião. Somos apresentados a novidades: Primeiro a Marcha Imperial de Darth Vader, que futuramente se tornaria em mais uma das marcas registradas de Star Wars, e dois personagens novos, Lando Calrisian (Billy Dee Willians), um contrabandista malandro, amigo de Han Solo (Harrison Ford), e Yoda, o mestre Jedi, que finalmente treinará o mocinho Luke Skywalker (Mark Hammil), para que ele se torne um Jedi. Desta vez, Star Wars inova de novo, dá tudo errado, literalmente, aos personagens principais, O Império arquiteta os planos, coloca-os em prática, e consegue tudo que quer, E o filme passa diante de seus olhos com uma velociade incrivel, quando se percebe (ou não), estamos na parte final, num duelo de sabres de luz, numa das melhores cenas de toda a saga (e do proprio Cinema), Luke Skywalker e Darth Vader, batalham com sabres de luz, numa cena, perfeita em todos os aspectos, e esta cena, e como tudo que acontece no filme, já nos familiariza com os proximos passos da história, A uma grande revelação neste filme, algo original e que explica grandes partes da história. Em respeito as pessoas que não viram a trilogia, não contarei o que é, pois o gostinho de ver o filme e se surpreender, é algo inesquecivel.
Quando chegamos ao final do filme (e este filme não tem final), nós olhamos aos créditos finais, e nos perguntamos: Já Acabou? Não pode!! Como assim?, comigo aconteceu o seguinte: Eu corri na locadora pegar a continuação, mas fico me perguntando com quem teve a oportunidade de ver no cinema, e saiu da sessão, com o filme inteiro na cabeça, esperando uma continuação, que viria anos depois, somente em 1983. O "gostinho" de quero mais, e as perguntas que ficam, são imperdiveis, o filme como já dito, passa tão rapido que quando se chega ao final, você quer saber o que vai acontecer de qualquer forma. E esta é uma das grandes magias de quem vê Star Wars.
*E por fim algo que eu fiquei sabendo agorinha pouco: em 21 de maio (ontem) este filme fez 30 anos desde a sua estréia.



O Trailer. PS. Note no Trailer, outra marca registrada da série, a apresentação dos personagens no meio do trailer: e voltamos ao nosso grupo de heróis: Luke Skywalker, Princess Leia, Han Solo, C3-PO and Chewbacca.



E a INESQUECIVEL Marcha Imperial, tocada pela primeira vez neste filme. Outra marca registrada da saga. Tema de Darth Vader.

Curiosidades

O ator Mark Hammil, sofre um acidente de carro, e seu rosto sofre algumas modificações, Para que o mesmo acontecesse com o personagem, George Lucas adiciona um novo fato ao roteiro, e Luke é preso por um monstro nas primeiras cena do filme, que atinge o seu rosto.

De todos os filmes da série, O Império Contra-Ataca e o único que não mostra o Planeta Tatooine, terra natal de Luke Skywalker, e que está em todos os outros filmes.

Uma breve imagem de Darth Vader sem a mascara, serve para esclarecer algo ao publico: ele não é uma máquina e sim um humano.

É neste filme também que o Imperador aparece.

O relacionamente de Léia e Han, é aprofundado neste filme.

3 comentários:

Britto disse...

O trailer do lançamento é meio tosco, mas devia ser um máximo aquela tecnologia toda na época...

Tô Ligado disse...

depois add no msn: brlre@hotmail.com

J. Júnior disse...

Parabéns pelo especial, Aionr.

Da última vez que "Star Wars" foi exibido na Band, assisti alguns trechos e me interessei bastante pela saga. Pretendo em breve conferir todos os filmes.

Abraço.