31 de março de 2011

Estreias e mais estreias.



Quando eu escrevi o titulo dessa postagem, fiquei preocupado. A primeira vista, parecia que Estreia estava escrito errado. Longe disso, De acordo com o novo acordo ortográfico, Estreia não recebe mais acento.
Pois bem, os canais de TV, (sim eu reparo esse tipo de coisa), estão seguindo a risca o acordo, tanto que não vi mais chamadas com Estreia acentuada.
Não é novidade para ninguem, que Abril é o mês da NOVA grade de programação da Globo. Todo ano é assim, Chega Abril, uma leva de coisas novas chega na emissora, a meio de conquistar o público, ainda mais depois do final do BBB.
Esse ano, a Globo terá que lutar para conseguir audiência, já que a repercussão do BBB 11, foi muito baixa. Mas não estou querendo falar do BBB, e sim do que vêm por aí em Abril.
Todos os seriados anunciados, são da linha cômica, Nada aposta em um drama, ou coisa do tipo. Lara com Z, Macho Man, Divã, Tapas e Beijos, Batendo o Ponto, todas comédias. Se por um lado isso é bom, por outro deixa claro uma teoria velha de quem vê TV, O Brasil não sabe fazer seriado. Em parte essa teoria não está errada, Afinal, comédias sempre foram o carro chefe das emissoras, quando se aposta em seriados, Não que a qualidade ou que isso seja ruim, mas aí nota-se uma falta de critativade gritante. Força Tarefa (que eu confesso não saber se volta), e Tudo Novo de Novo, mostraram com a força do seriado nacional, não eram comédias, e primavam pela excelente qualidade, assim como A Vida Alheia, que pelo visto não voltará mesmo.
Seja como for, novidades na safra 2011 são poucas. Aliás a Globo ainda está querendo fazer temporadas de mais de 30 episódios, o que desgasta formatos de maneira bem rápida.
Além de séries, a Globo volta a apostar no jornalismo, Globo Mar e Profissão Reporter já tem suas vagas garantidas. Por fim, quero comentar a volta da Grande Familia, no ar desde 2001, o seriado apresenta sinais de desgaste, inclusive com roteiros de situações parecidas, não estaria na hora de parar?


Pros noveleiros (olha eu aqui), de plantão, Abril começa, e com ele 2 estreias,Uma eu já citei aqui no Blog, é a novela Amor e Revolução, no SBT, que estreia dia 5, as 22h15 (Assim, esperamos), Uma história de amor, tendo como fundo a ditadura militar, Claudio Lins, Graziella Schmidt, Marcos Breda, Nico Puig e Patricia de Sabrit, são alguns dos nomes que podem ser vistos nas chamadas da atração, O SBT já deixou claro que vai usar de cenas de tortura para atiçar a audiência, e o autor Tiago Santiago está apostando alto em sua criação, e na longevidade da trama, O tema Ditadura Militar, dá muito 'pano pra manga', se tratado com propriedade, coisa que a Globo já fez (e muito bem) com a minisérie Anos Rebeldes.
Espero que o mesmo aconteça no SBT.
Voltando a falar de Globo, em Abril Mas precisamente dia 11, a nova programação vai ter também a presença de uma nova novela, é a substituta de Araguaia, assinada por Duca Rachid e Thelma Guedes: Cordel Encantado.
Primeiramente, eu li a sinopse na internet, e de primeira eu não entendi absolutamente nada. Mas no final até que a história parece interessante. Cauã Reymond, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia e Deborah Bloch, são alguns dos atores que podem ser vistos nas chamadas.
Enfim, Abril chega a TV Aberta, e mais uma vez um festival de estreias toma conta da TV Brasileira, resta saber duas coisas: Se serão criativos, e se o público vai de fato ganhar com isso. Espero que dessa vez o telespectador não seja obrigado a fazer aquela velha sugestão da MTV:
"Desligue a TV e vá ler um livro".

Nenhum comentário: