7 de agosto de 2011

Mulheres de Areia e Censura Disfarçada


Olá, voltei para o blog. Depois de algumas semanas sem tempo, e sem acesso a internet. Pois bem, a noticia está correndo em varios sites já, ao que tudo indica, Mulheres de Areia vai substituir O Clone no horario da tarde do Vale a Pena Ver de Novo.
Ótima noticia, a trama de 1993, assinada por Ivani Ribeiro, é uma das melhores, e tinha Glória Pires no papel central, vivendo as gemêas Ruth e Raquel, vale lembrar também que essa versão, já é um ramake de Mulheres de Areia, de 1973, assinada também por Ivani Ribeiro, e passou ainda na tv em preto e branco, na já "falecida" Rede Tupi;
Pois bem, A Globo aposta em Mulheres de Areia, pois é certeira o seu retorno, já que a faixa da tarde, esteve prejudicada com a reprise equivocada de Sete Pecados.
Correu noticias na internet também, de que a abertura seria modificada, Aliás diversos sites e blogs noticiaram o fato. O motivo? A Nudez da atriz Mônica Carvalho, foi proibida pelo Ministério da Justiça, e a Globo vai usar uma técnica de esfumaceamento da imagem.



A abertura original


Vale lembrar, que o Ministério da Justiça é o responsavel pela Classificação Indicativa na TV, o que já deu trabalho a Rede Globo, com a reprise de Senhora do Destino, duramente picotada para se adequar a classificação indicativa do horario da tarde.
Para mim, a tal Classificação Indicativa nos programas de TV, nada mais é que um tipo de Censura disfarçada.
Voltando alguns anos no tempo, quero relembrar uma coisa, em 1964, O Brasil foi tomado por um Golpe Militar, com a Ditadura instaurada, a perseguição aos meios de comunicação, virou rotina, e a televisão também. A novela Roque Santeiro de Dias Gomes, por exemplo, foi vetada pela Censura Militar no dia de sua estreia.


Daniel Filho comenta a Censura.

O casamento de Cristiano Vilhena (vivido por Francisco Cuoco), e Fernanda (Dina Sfat), um dos entrechos da novela Selva de Pedra, de Janete Clair de 1972, também foi vetado, Afinal, na história da trama a mulher de Cristiano, Simone (Regina Duarte) havia sido dada como morta, mas estava viva, e se o personagem se cassase com outra, seria um estimulo a bigamia, Claro! Ao ver na novela, um monte de gente ia repetir igual... , A proibição, obrigou Janete Clair a reescrever 15 capitulos da trama, Tudo em nome da defesa da moral e dos bons costumes.
Ok. Novos tempos, regime militar no fim, a Televisão Brasileira, pode respirar aliviada, não havia mais ninguém para impedir os programas e novelas de serem exibidas.
Até, que aparece a Classificação Indicativa, que obriga a Rede Globo a empurrar a novela das 20h, para as 21h, e até as 21h30.
Não que a Classificação Indicativa não seja necessaria, ela é, Afinal de contas, Como veículo que atinge o páis todo a Televisão, precisa ser controlada, e o telespctador informado do que verá na telinha, Porém, o que não pode é proibições exdruxulas, e sem sentido com a censura da simples vinheta de abertura da novela.
A Classificação Indicativa, é a Censura disfarçada, Em Viver a Vida (De Manoel Carlos), quem lembra que as cenas com a vilã mirim Rafael (Klara Castanho), tiveram de ser revistas? Ou em outras novelas do autor, que crianças foram retiradas da narrativa.
A Classificação deixa de ser Classificação, e passa a ser Censura disfarçada, quando ela começa a interromper o processo criativo, e vem com proibições imbecis como a "nudez" numa abertura. Proibições bobas e sem sentido, e o pior, coisas muito piores do que a "nudez" sendo transmitidas, em horarios de tarde, a montoeira de programas sensacionalistas que a televisão brasilera é refém não me deixam mentir, esses não sofrem Classificação.
O Ministério da Justiça que me desculpe mas com tanta coisa ruim, para ser vetada na TV, eles se preocupam justamente com a abertura de uma novela? Que aliás só para constar, nem mostra muita coisa...
A Classificação precisa classificar o programa, e dizer e que horario é adequado a sua exibição, sem atrapalhar o processo criativo, e principalmente sem criar proibições sem sentido algum, isso na minha opinião é hipocrisia, afinal de contas tantas outras cenas de conotação sexual, são liberadas, no horario da tarde, Ou então, os programas que se aproveitam da desgraça alheia para se manter no ar, também são liberados.
É isso que me preocupa, que como a censura militar, O Ministério da Justiça, na defesa da "moral e dos bons costumes" continue com atitudes como essa, que em nada colaboram, e repletas de hipocrisia.

Nenhum comentário: