11 de agosto de 2011

Francisco Cuoco no SBT e Amor e Revolução.

Francisco Cuoco no SBT

Pois bem, quem passou pela novela Amor e Revolução essa semana, pode reparar em algo, no minimo incomum na televisão, o grande ator global Francisco Cuoco, deu as caras na trama sobre a ditadura assinada por Tiago Santiago.
O ator apareceu numa montagem, na televisão, sobre a novela Redenção, já que na história da trama a personagem de Joana Limaverde, a atriz Stela, ganhou um papel na televisão da época.
Francisco Cuoco e Joana Limaverde contracenaram numa mini televisão em preto e branco, enquanto os demais personagens da trama assistiam a novela Redenção, sucesso da extinta TV Excelsior, e com mais de 300 capitulos.
Achei a iniciativa interessante, e gostei da sequencia e inclusive dos rumos da personagem Stela.
Aliás, a novela de Tiago Santiago, que fala sobre a Ditadura Militar, não esteve tão ruim nos ultimos capitulos, apesar dos dialogos, muitas vezes, cheios de frases de efeito, a volta da excelente Patricia de Sabrit (Violeta, supostamente irmã gemea de Olivia, assassinada pela Ditadura), deu outro colorido a trama, a personagem que volta com um mistério, e para infernizar a vida de Filinto (Nico Puig), o marido de Olivia, que a matou por que a esposa sabia demais, está muito claro que Violeta é Olivia viva, para se vingar, Porém apesar de cliché, Patricia de Sabrit que salvou a trama em seu inicio, é a grande responsavel pela história ficar excelente, a atriz é muito boa, e tem presença na novela, que aliás avançou alguns anos, e está se passando em 1967.
Todas as artimanhas iniciais, os beijos gay, e as torturas, para alavancar a audiência, foram suprimidas, afinal constatou-se que não agradaram o público, Nota-se uma mudança na narrativa, Tiago Santiago, inseriu comédia (ou pelo menos tentativas dela, com um personagem fingindo se matar para ficar com uma mulher), romance, e a politica passou a ser o pano de fundo de Amor e Revolução.
A novela que prometia passar a limpo a história do Brasil, ganhou alguns capitulos vazios, e outros onde a politica e os acontecimentos foram tratados com muita propriedade, o capitulo de Quarta-Feira por exemplo, mostrou cenas muito boas de combate a guerrilha montada na Serra do Caparaó, em compensação na semana anterior, os capitulos foram de dar sono.
As cenas de tortura, foram praticamente eliminadas, e por culpa exclusiva de Tiago Santiago, que no inicio da trama escrevia cenas com dialogos pifios, e sem uma intenção de contar uma história, e sim de chocar o publico. O Didatismo ao mesmo tempo que vai embora, volta, outra coisa que parece que Tiago Santiago não consegue lidar muito bem.
Porém, visto do que era a trama no inicio, Nota-se uma evolução na história, que está muito mais interessante que seu inicio, e apesar dos tropeços de Santiago, o autor faz tudo tentando acertar.
Recentemente, Tiago Santiago anunciou em seu twitter, que se a novela não subir no Ipobe ele troca de nome, Olha as declarações dele foram muito infelizes, e chegou a dar vontade de rir, mas torço sinceramente para que a trama continue sua boa fase, e consiga pelo menos terminar com um saldo positivo.
No entanto, o pior inimigo de Tiago Santiago, é o proprio SBT, que pressionou o autor para fazer modificações na trama, e suprimiu a história gay na narrativa, Aliás, o mesmo aconteceu recentemente com um certo casal na novela das 9...
Para piorar, O SBT tem diminuido cada vez mais a duração da novela, que tecnicamente começa depois do programa do Ratinho (O Ratinho segura o programa até o final de Insensato Coração, estrategia mais que velha do SBT, para evitar um confronto direto com a trama das 9 Global), Porém, o programa se estende diversas vezes, e assim a novela perde espaço na programação do canal.
A iniciativa de Amor e Revolução, sempre foi vista com os melhores olhares por esse blogueiro, que assim como Tiago Santiago, acredita que a trama possa melhorar. Gilberto Braga tratou dos mesmos temas e com sucesso em Anos Rebeldes. Tudo bem, que nada recupera os capitulos vazios, e a montoeira de histórias bobas que invadiram a novela, mas mesmo assim com os anos passando mais depressa, o autor vai ter mais elementos históricos para tratar, e espero que sem didatismo. Espero sinceramente que eu não saia frustado com o andar da trama, Vamos torcer para melhores dias e audiência para Amor e Revolução, o autor só precisa continuar no caminho que está trilhando.


4 comentários:

Britto disse...

Hum, legal a iniciativa. Pena que ninguém vê a novela... =P
Vou ver se acho o vídeo!

Britto disse...

Hum, legal a iniciativa. Pena que ninguém vê a novela... =P
Vou ver se acho o vídeo!

André San disse...

Pra mim, Amor e Revolução continua um horror... O maior inimigo de Tiago Santiago é ele mesmo. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Lucas disse...

Eu não assisto, mas vi um comercial esses dias e fiquei curioso...
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com