21 de agosto de 2011

Insensato Coração - A Novela que demorou a acontecer.



Desde os anos 90, a novela das 20h da Rede Globo, começava exatamente as 21hs, No entanto, a emissora anuncia as tramas do horario de maior faturamento, como a nova novela das 20h. Insensato Coração mudou isso, sendo a primeira novela do horario a ser anunciada como a nova novela das nove.
A história girava em torno do casal Pedro e Marina (Eriberto Leão e Paola Oliveira), que se conheciam num sequestro (mal escrito, e dirigido) de avião.
Ela era a melhor amiga de Luciana (Fernanda Machado), noiva de Pedro, e madrinha do casamento dos dois, Porém Marina e Pedro se apaixonaram, colocando em risco o casamento.
Pedro era filho de Raul (Antonio Fagundes), casado com Wanda (Natália do Vale), e irmão de Leo (Gabriel Braga Nunes), o oposto do irmão e capaz de qualquer cosia para se dar bem.
Leo já começava a novela com ares de grande vilão, o que se perpetuou ao longo do outros capitulos. Na primeira fase Leo enganava Norma (Glória Pires), utlizando o falso nome de Armando, e ela acabava presa por um roubo cometido pelo vilão, a intenção dos autores era mostrar a transformação dessa personagem que era uma enfermeira ingenua, e enganada seria presa, e voltaria da cadeia disposta a se vingar, completamente mudada e mais inteligente do que antes.
Aliás, essa premissa de mocinha ingênua que volta diposta a se vingar foi bem trabalhada em Chocolate com Pimenta, por exemplo, Là a mocinha Aninha (Mariana Ximenes), era humilhada e voltava para se vingar, o mesmo também aconteceu na trama mexicana Marimar, Thalia, a personagem titulo, voltava com uma nova identidade, também para se vingar.
A diferença de Norma, estava no fato, de que em busca dessa vingança, Norma faria atos questionaveis, não sendo uma mocinha convencional, e sim uma mulhe interessada unica e exclusivamente em cumprir a sua vingança, Glória Pires deu um show de interpretação.

Armando engana Norma, na primeira fase da trama.

Até aí, louvavel e ousada a premissa da trama, Porém, até que Norma saisse da cadeia, A novela precisava de assunto, e infelizmente não teve, Por mais de 60 capitulos, Insensato Coração, girou ao redor de uma trama boba e sem sentido. Os desencontros de Marina e Pedro, incomodaram, e foram chatos, depois de um acidente de avião, que vitimava Luciana, Pedro ficava tetraplégico, e não queria ficar com Marina, aquilo era realmente muito chato, além da montoeira de personagens que entrou e saiu da trama, não fazendo qualquer diferença na narrativa, Ou então, os personagens que entravam na história, e não diziam a que tinham vindo, e outros que poderiam ter rendido, como irmão de Raul, Umberto (José Wilker), que simplesmente foi tirado da trama. Pobre Paola Oliveira, sua mocinha Marina, em certo ponto da trama, ficou tão insuportável, que eu me recusava a ligar a TV, Culpa exclusiva do autor Gilberto Braga.
E então entravam mais personagens, e promessas eram feitas (Me fazendo lembrar daquela famosa novela sobre o nada assinada por Manoel Carlos, Viver a Vida). Leo iria se envolver com Marina, e demorou, demorou, demorou...
Cortez (Herson Capri), e toda a sua familia chegaram a novela, sem algum proposito, Paula (Tainá Muller), Rafa (Jonatas Faro), e Clarice (Ana Beatriz Nogueira). Sem falar na presença de Teodoro (Tarcisio Meira), que também inicialmente não tinha função alguma na trama.
E Norma continuava presa, por mais capitulos, e Insensato Coração, seguia chata, e sem qualquer atrativo. Ou Leo estava aprontando, Ou Marina e Pedro não conseguiam ficar juntos.
Tudo mudou quando finalmente Norma matou Araci (Cristiana Oliveira num participação especialissima), sua colega na penitenciária, Norma pegou o dinheiro dela, e com o dinheiro da detenta morta, Saiu da cadeia disposta a se vingar de seu algoz, Leo.
Finalmente, todas as tramas se interligaram, Com Norma fora da cadeia, ela casou com Teodoro, e numa outra cena muito boa, Norma com raiva colocou toalhas molhadas em cima de Teodoro que estava com pneumonia, e assim acabou provocando sem querer, a morte de Teodoro. Norma aproveitou do dinheiro qu herdou, e assim cumprir a sua vingança contra Leo. Cortez e todas as demais tramas finalmente mostravam que realmente tinha algo a dizer, Não mudando o fato, de que por mais de 60 capitulos, elas nada acrescentaram a trama.
A Partir da vingança de Norma, Insensato Coração, tornou-se uma novela de primeiro escalão, Cheinha de boas cenas e bons momentos. O capitulo em que Norma, revela que tem um dossie sobre todas as falcatruas de Leo, e que se ele não trabalhasse pra ele ela entregaria tudo a policia, Foi um dos melhores da trama. Quando Leo relembrou que havia enganado ela, ao som de Satisfaction (Musica famosa dos Roling Stones gravada por Frejat especialmente para a trama), a novela ganhava um novo rumo, e tudo estava realmente excelente.



Depois a vingança de Norma se seguiu, e ela humilhando Leo por diversas vezes, renderam mais cenas boas.
Vale destacar, que mesmo lá no inicio, quando a trama era boba, Gabriel Braga Nunes roubou a novela, ao lado de Glória Pires, o casal de atores esteve perfeito em todas as cenas, Confesso que cheguei a torcer para que Norma e Leo fugissem no final, lembrando a cena antologica do final de Vale Tudo. Vale ressaltar, que Leo era pra ser inicialmente interpretado por Fábio Assunção, mas o ator não pode assumir o papel, e Gabriel Braga Nunes, que vinha de um contrato com a Record, assumiu e fez um excelente Leo.
Deborah Secco, apesar dos pesares, e da semelhança com a Darlene de Celebridade, fez de Natalie uma das melhores personagens de sua carreira. Deborah Evylin e Ana Lucia Torre, foram outras que roubaram a cena, Deborah com sua Eunice, e Ana Lucia Torre como a divertida Tia Neném.
Já outros atores, ficaram até o final, sem dizer a que tinham vindo., Um bom exemplo é Jonatas Faro, que deu vida a Rafa, sem usar qualquer carga dramática para fazer o personagem, e até mesmo com o mesmo olhar por varios e varios capitulos, Já Nathália Thimberg, foi desperdiçada, com uma personagem meio deslocada do resto da história, a rica Vitória Drummond. Maria Clara Gueiros, repetiu o mesmo personagem novamente, então fica dificil saber se ela de fato é uma boa atriz.
Insensato Coração, termina com um saldo positivo, mas não muda o fato, de que a sua primeira metade, foi chata, sem sentido, e boba, Tudo se compensou depois? Talvez.
Antes mesmo de estreiar, já foi anunciado que a trama ganharia um famoso Quem Matou? Algo bem comum na televisão, e algo que tem me irritado muito. O Astro (A primeira versão de Janete Clair), Apostou no entrecho com sucesso, Sucesso esse que se repetiu em Vale Tudo de Gilberto Braga, e depois foi o mote central de A Proxima Vitima, de Silvio de Abreu.
De lá para cá, parece que virou lei, que as novelas de Gilberto Braga tenham um quem matou? Celebridade de 2004, teve também, e Paraiso Tropical de 2006, idem, Então Insensato Coração, não poderia ficar de fora?

Quem matou Norma?

Porém, mesmo dispensável, dessa vez foi diferente, o Quem Matou, ficou somente para a ultima semana da trama, quando na Terça Feira, a grande protagonista da obra, Norma, foi assassinada a três tiros. O suspense durou apenas uma semana, e ao meu ver foi completamente dispensavel, a novela se segurou muito bem, depois da virada sem o recurso.
Seja como for, A personagem de Glória Pires, dividiu opiniões, pois ela foi até as ultimas consequencias atrás de sua vingança, e os autores, acharam por bem que ela pagasse por seus crimes. Eu não gostei, já adianto.
No final Wanda , foi a assassina, e a trama teve um excelente ultimo capitulo, Marina e Pedro ficaram juntos, A trama homossexual, envolvendo Eduardo (Rodrigo Carvalho) e Hugo (Marcos Damigo), que sofreu censura interna da propria Globo, foi levada até o fim, quando casal de Gays, assinou um contrato de União Estável. Leo acabou preso, e em outra cena dispensável, foi morto na cadeia. A única coisa interesante, foi justamente que isso só aconteceu por culpa de Norma, que mesmo morta, terminava a sua vingança, No mais, matar Leo jogando ele do alto do presidio, resultou numa cena sem graça, e obvia demais.

Descasque o abacaxi. Vote Natalie

O que realmente foi interessante de se ver, foi a eleição de Natalie, que foi eleita deputada federal, demosntrando uma critica dos autores aos nossos representantes em Brasilia, a eleição ao som de Que País e Esse do Legião Urbana, resultou na melhor cena do último capitulo, e celebrando a familia, Nathalia Thimberg ganhou a ultima fala da novela, que acabou com a equipe técnica cantando e dançando ao som de Mart'Nália.
Apesar das falhas do inicio, A novela termina com um saldo até bem positivo.
E que venha Fina Estampa, assinada por Aguinaldo Silva, que estreia nessa segunda.

3 comentários:

Gustavo Fiorini disse...

Eu adorei "Insensato Coração". A primeira fase foi chata? Não diria isso. Claro que uma acelerada teria sido muito bom, mas acho que o ritmo menos embalado do primeiros capítulos não comprometeu o todo. Afinal, já houve alguma novela ligada nos 220 volts do início ao fim? Não lembro. A segunda fase da trama foi tão boa, justificou tão bem todos os acontecimentos, que a primeira merece ser desconsiderada.

Anônimo disse...

O "Quem matou Norma?" não precisava. Mas a novela valeu por ampliar a audiência da Globo, que caia em relação a antecessora. Acredito que Fina Estampa ampliará ainda mais os índices! Uma boa semana!
www.portalcascudeando.blog.com
@cascudeando

André San disse...

Até que gostei do "quem matou", e foi rápido, sem enrolação. O desfecho, com Wanda se revelando a assassina, foi coerente. Aliás, o desfecho da trama foi, no geral, bastante satisfatório. Insensato Coração foi interessante, mas teria sido uma novela genial se não tivesse tido uma primeira parte tão insuportável. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net