17 de janeiro de 2012

Janeiro na TV


Pois bem. O Blog ficou vários meses sem atualizações, mas aos poucos estou voltando. É bem verdade que abandonei o Jornal TV, mas foi por uma boa causa, o humilde editor deste blog finalmente passou no vestibular, e em março começa sua faculdade de Letras.
Bem, mas isso não tem nada a ver com a postagem que está marcando o retorno do Blog. Janeiro é sempre um mês muito bom na TV Aberta Brasileira, tem programas para todos os tipos de público, e um público diversificado, pois a maioria das pessoas encontra-se de Férias (eu pelo menos estou de férias). Então não surpreende, que Janeiro seja o mês de estreias, Principalmente na Globo. Dois programas já estrearam na emissora carioca esse mês: A curtissima minisérie Dercy de Verdade, e o desnecessário Big Brother Brasil. E Ainda, o terceiro Acampamento de Férias do Didi. Já no SBT, o mês foi marcado, pela mudança da linha de shows, que passa para as 22hs, vaga ocupada pela novela Amor e Revolução, que chegou ao fim na ultima sexta feira. A Band aposta, por sua vez, num reality show, que não se leva a sério, e que serve único exclusivamente para causar humor involuntário, Mulheres Ricas, que ocupa a vaga do CQC, nada nais é do que um programa bobo, que diverte, justamente por isso, por ser bobo.
Pois bem, quero comentar um pouco sobre cada um dos programas, que foram destaque para mim nesse Janeiro de 2012.
A minisérie Dercy de Verdade, assinada por Maria Adelaide Amaral, foi o grande acerto até aqui, Elenco bem escolhido, roteiro bem escrito, produção caprichada, o único defeito da minisérie, foi ela ter sido tão curta, somente 4 capitulos, O ultimo inclusive, ao meu ver passou tudo muito corrido, mas no total o saldo é positivo. Sobre o BBB, prefiro não comentar nada não, Sou da opinião de que o programa já deveria ter saído do ar a bastante tempo.

Com o fim de Amor e Revolução, espero que o SBT tenha aprendido a lição, primeiro de valorizar suas novelas, Fui uma das poucas pessoas que defendeu a obra de Tiago Santiago, mas o auto-boicote da emissora com a trama foi algo terrivelmente assustador. Segundo, a ter alguem supervisonando seus textos, muito se falou do didatismo de Tiago Santiago, grande erro do autor ao longo dos 204 capitulos da trama, acredito se houvese um supervisor mais experiente, a obra não teria seguido esse caminho.
Mas é claro que os diálogos saídos de livros de auto-ajuda, esses sim são culpa total de Tiago Santiago, no entanto, a trama não foi tão ruim, teve bons capitulos, e bons momentos, e vários atores defenderam bem seus papeis, destaco o trabalho de Patricia de Sabrit, Thais Pacholek, Lucia Verissimo, Nico Puig, e Nicole Puzzi que defenderam bem seus papeis. Além disso, Amor e Revolução apesar de seus tropeços, ficará lembrada por sua ousadia, ao retratar o período da ditadura militar no Brasil, numa telenovela, e o final da trama, (mesmo com didatismo), foi interessante, acabar a trama no comicio das Diretas Já, foi uma boa sacada, e também o final interativo (por meio de enquetes, podia-se escolher o final de alguns personagens da trama), também ajudaram.
Se a noite, as coisas iam mal para a emissora do patrão, a tarde, o fim da reprise de Amigas e Rivais (esticada, e com cenas inéditas, a trama fez mais sucesso do que quando exibida pela primeira vez), trouxe a novela Picara Sonhadora, que acredito continuará fazendo o sucesso esperado, e além dela, o SBT virou a emissora com a tarde de telenovela, Picara, Fascinação, e Marimar são exibidas na sequencia, a tarde toda, garantindo audiência, e freiando o crescimento da Record, o SBT já percebeu que as novelas da faixa dão audiência, logo, podem esperar reprises de Maria do Bairro e A Usurpadora, para segurar a boa fase.
E Janeiro ainda traz mais, O Brado Retumbante, a proxima aposta da Globo no campo das miniséries, e finalmente o SBT exibirá Corações Feridos, a novelinha de Iris Abravanel, que estreiará inteiramente gravada. Janeiro está sendo um bom mês para a TV Aberta brasileira, vamos aguardar.

Um comentário:

Lucas disse...

Ora ora, boas notícias!!! Que fique por muito tempo conosco na blogosfera!!! Vc faz falta. Abraço!
Lucas - www.cascudeando.zip.net