28 de janeiro de 2012

Vale mais caráter e decência, ou vale mais a aparência de uma Fina Estampa?



Era esse o slogan da campanha publicitária de Fina Estampa, nova novela das 21h da Rede Globo (Que passou a tratar a trama das 9 como a trama das nove), no ar desde Agosto do ano passado. Inicialmente era uma trama, que debatia justamente o titulo desse post. Tinha uma personagem batalhadora, Griselda (Lilia Cabral), a marida de aluguel, que trabalhava para cuidar dos filhos, Aí ela tinha a vida cruzada com a vilã da história Teresa Cristina (Cristiane Torloni), Perua, louca, tresloucada, e histérica, mas que não empurrava ninguem da escada. Até aqui Fina Estampa, tratava de assuntos interessantes, Griselda, como todos sabiam, iria faturar um prêmio milionário, e mudar de vida, e eu até apostava numa releitura de uma trama que tratou do assunto muito melhor, Brega e Chique do saudoso Cassiano Gabus Mendes. No entanto, a trama perdeu completamente o rumo inicial, e virou uma piada total e sem qualquer sentido, onde o absurdo faz parte da narrativa, e o que fez esse blogueiro começar a torcer o nariz para a trama.
Primeiro, Teresa Cristina, age como a vilã da trama, sem ter qualquer razão para tanto, a perseguição que ela faz a Griselda não faz qualquer sentido. É só para ser malvada e para que o público a odeie, e a coerência fica aonde? No meio da trama, Teresa Cristina que era tão apaixonada por seu marido René (Dalton Vigh), descobriu que ele beijou Griselda foi lá e expulsou o marido de casa. René logo se ajeitou com Griselda, quebrando assim qualquer razão que a vilã teria para perseguir a mocinha, mas, ela continua lá armando presepadas e coisas do tipo, como colocar cobras no carro da filha de Griselda, Amália (Sophie Charlotte), numa cena que foi de dar vergonha alheia.
Um desperdicio, Cristiane Torloni tem ganhado papeis iguais a algum tempo na Globo, Teresa Cristina, lembra Melissa Cadore de Caminho das Indias, que lembra Hayddé de América, e assim por diante.
Lilia Cabral, segura a protagonista da história muito bem, e é talvez a única coisa segura de Fina Estampa.
Além da trama central, ter virado um verdadeiro absurdo, as tramas paralelas, não conseguem, nem interagir direito com a trama central, nem agir separadamente. Renata Sorah está sobrando. Celeste (Dira Paes), aceitou a volta do marido que batia nela Baltazar (Alexandre Nero), assim simplesmente. A tal revelação de quem seria o namorado do assistente homosexual de Teresa Cristina, Crô (Vivido muito bem por Marcelo Serrado, que conseguiu criar um personagem, completamente diferente de tudo que já tinha feito até então), foi de dar sono. Fred, um personagem que estava sobrando no núcleo do restaurante, acabou sendo empurrado pela vilã da escada. HEIN? O Personagem nem sequer aparecida direito, outro defeito da trama, A MONTOEIRA de personagens que não tem qualquer função na trama.
Para piorar tudo, ainda há a volta de Marcela (Suzana Pires), que foi assassinada pela vilã, pois descobriu o segredo de Teresa Cristina, que na verdade é só uma desculpa para segurar a trama e os espectadores.
Marcela foi assassinada, mas apareceu vivinha da silva no capitulo de ontem. Será Marcela? Ou será uma irmã gemêa de Marcela? Vai demorar até vir a constatação.
Isso me lembrou, aquela novela que ninguem via do SBT: Amor e Revolução, mas parece-me que Aguinaldo Silva, andou copiando (ou se inspirando em Tiago Santiago, vai saber). Na novela sobre a ditadura, Patricia de Sabrit, foi convidada para uma participação especial, ela viveu Olivia, mulher do militar Filinto (Nico Puig), que como a esposa sabia demais a matou. Entre as poucas coisas que agradaram na trama, a personagem de Sabrit foi uma das poucas, então a solução encontrada pelo autor da trama, foi reviver a personagem, alguns capitulos depois, Violeta apareceu dizendo ser irmã de gemêa de Olivia (Qualquer semelhança com o novo entrecho da trama de Aguinaldo, não é mera coincidência), mais a frente, Violeta assumiu que era Olivia e que sobreviveu ao atentado de Filinto.
Enfim, podem esperar que Marcela siga o mesmo caminho. E que Fina Estampa continue apelando para o absurdo, pois para que se preocupar com a coerencia, ou com a originalidade, se o Ipobe está tão bom? Fina Estampa, é um dos grandes sucessos da Globo dos ultimos anos, mesmo que não tenha qualquer compromisso com a realidade.

Um comentário:

André San disse...

Fina Estampa é um horror! Um insulto à inteligência do espectador!
André San - www.tele-visao.zip.net