28 de janeiro de 2012

O Brado Retumbante: Denúncia a Corrupção.

Assinada por Euclides Marinho, com Domingos Montagner e Maria Fernanda Cândido como protagonistas, terminou ontem a minisérie O Brado Retumbante, de 8 capitulos, que foi ao ar durante duas semanas no horario de miniséries da Rede Globo.
Muito boa a minisérie, e corajosa. Paulo Ventura (Montagner), presidente da Camâra dos Deputados, acaba se tornando presidente do Brasil, por meio de um imprevisto do destino. O Presidente e o Vice Presidente acabam morrendo num voô, e Ventura é obrigado a assumir a presidência, ele então pede ajuda a Antonia (Maria Fernanda), sua mulher, com quem brigou, para que estivesse com ele e se tornasse a primeira dama do Brasil.
Juntos os dois, vão morar no Palácio Presidencial no Rio de Janeiro, e Ventura governará por 15 meses, um Brasil ficticio, Porém, muito igual ao original.
Nos 8 capitulos, a minisérie, contou as dificuldades de Ventura, um presidente incorruptivel, na busca de acabar com a corrupção no Brasil, e através de vários comentários ácidos, atentou para diversos temas que o Brasileiro devia se preocupar mais. Comentários proferidos pelo personagem de José Wilker, como o politico Floriano Pedreira, dizendo que o Brasileiro não sabe votar, foram outro lado corajoso da minisérie. Assim como, em um dos episódios Antonia bate de frente com o ministro da educação, que aprovou livros didáticos que diziam que Tiradentes foi o precursor do movimento sem terra, e mais livros que defendiam uma forma incorreta de português como se fosse a certa... Tudo na base da seriedade, atentando para a realidade brasileira.
Além da vida pública, a minisérie abordou a vida privada de Paulo, mulherengo e com problemas em casa, ele demorou a aceitar o filho transexual, e na minha humilde opinião o entrecho foi mal explorado.
No Mais, O Brado Retumbante temrminou ontem com sensação de dever cumprido, foi uma minisérie, ousada e corajosa, sem papas na língua, uma pena que a audiência não tenha ido tão bem. Enfim, espero sinceramente numa continuação, pois a minisérie, com formato de seriado (Coisa que a Globo fez com Cinquentinha e Som e Fúria), poderia render muito mais, e foi um dos grandes acertos da Globo, nesse inicio de ano.

2 comentários:

André San disse...

Gostei muito de O Brado Retumbante! É bom ver a política tratada de modo sério em nossa teledramaturgia. Fora que o tema rende dramas excepcionais. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Lucas disse...

Foi uma ótima produção da Globo. Merecia uma segunda temporada - pra mim foi seriado e não minissérie. Abraço!
Lucas - www.cascudeando.zip.net
@cascudeando