8 de junho de 2011

Pequeno Dicionário Amoroso




Bem, depois de algum tempo sem postar o EU!!! Viu? Decidi voltar com a coluna aqui do Blog. Dessa vez para falar sobre o filme Pequeno Dicionário Amoroso.
O filme é curtinho, 98 minutos, e conta a história de um casal Gabriel (Daniel Dantas) e Luiza (Andréa Beltrão), os dois se conhecem num cemitério, por conta de uma foto que ela estava tentando tirar.
O filme mostra o inicio da relação do casal, e é pontuado por depoimentos dos outros personagens, que ao longo da narrativa conversam com o espectador sobre o amor, e outros temas que compõe o Dicionário Amoroso do titulo.
O grande trunfo do filme é o seu casal central, que conquista o público desde o inicio, e por conta dele se revela não só mais uma comédia romântica bobinha, mas um filme sobre o comportamento humano e as relações homem e mulher.
Tudo isso é muito bem explorado pelo roteiro, que reserva é claro algumas cenas engraçadas, como por exemplo, logo no inicio do filme quando Gabriel e Luiza refletem se ligam ou não um para o outro.
Aproveito aqui para abrir um parenteses, os celulares eram gigantes na época do filme, o que dá um quase humor extra quando se vê na época atual.
A construção da aproximação do casal, é muito bem feita, e os depoimentos dos personagens também, Por exemplo a personagem vivida por Mônica Torres (Apaixonada por numeros), traz o tempo todo estatisticas, e situa o espectador sobre o que está acontecendo na tela.
Além dela, e do casal central, Tony Ramos, que vive na trama um amigo do trabalho de Gabriel, também rouba a cena, ainda mais durante algumas de suas declarações sobre o amor, e o homem: "O Homem tem vocação para a poligamia...". Glória Pires e José Wilker que fazem uma participação especial no longa, também chama a atenção com seus personagens.
Talvez o maior defeito de O Pequeno Dicionário Amoroso, esteja na sua trilha sonora, que não é muito inspirada, e não traz nenhuma musica realmente marcante, mas nada que comprometa o bom andamento do filme.
O filme dirigido por Sandra Werneck (De Amores Possiveis), é muito bem produzido, e tem qualidade técnica, vale muito a pena conferir, Não só pela qualidade do roteiro, e das atuações, Mas também pela mensagem que ele se propõe a passar. Eu vi!!! Viu?

2 comentários:

André San disse...

Esse filme foi um dos primeiros que passou no cinema da minha cidade, qdo eu era beeeem molequinho, hehe! Bons tempos! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Lucas disse...

Na verdade eu não assisti, hehehe... Uma ótima semana!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com