31 de outubro de 2010

Brasil, mostra a tua cara...



Vale a pena ser honesto no Brasil? E com essa premissa em 1988 começava um clássico da teledramaturgia brasileira: Vale Tudo, de Gilberto Braga, Leonor Baseres e Aguinaldo Silva. Marco dos anos 80, em reprise no canal Viva, e graças a essa reprise, o blogueiro aqui que vos fala, conseguiu finalmente ver esse grande sucesso.
Confesso que achei o primeiro capitulo bem ruizinho, e com uma edição muito apurada, que pareceu muito rápida, ficou claro que correram demais para a história caminhar, o primeiro capitulo ruim, mostrou tudo para uma história simplesmente perfeita e emocionante, os capitulos que se seguem compensam qualquer inicio mal editado.
Raquel (Regina Duarte) mora em Foz do Iguaçu (Paraná Uhu') com a filha Maria de Fátima (Glória Pires), as duas tem temperamentos opostos, e Fátima vende a casa da mãe, a única herança das duas, pega o dinheiro e vai para o Rio de Janeiro tentar subir na vida, custe o que custar. Critica politica e social das melhores, tornam um sucesso dos anos 80 tão atual, afinal o mote central da trama ainda vale em nosso país: Vale a pena ser honesto no Brasil? E ao longo da trama, é isso que os personagens discutem, Raquel de um lado cresce com o seu proprio esforço, já Maria de Fátima sobe na vida usando mentiras e trapaças, e a eterna luta entre o bem e o mal continua na tela. Pessoas comuns, Pessoas milionárias, tudo isso para passar o Brasil a limpo, numa novela simplesmente sensacional.

6 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

E eu não vejo porque não tenho tv a cabo - Canal Viva !!!

André San disse...

Não consigo ver Vale Tudo em nenhum dos dois horários de exibição. Droga! Adoraria acompanhar. Sobre o primeiro capítulo, vale lembrar que a novela é do final dos anos 1980. A agilidade das atuais tramas é algo relativamente recente. Anos atrás, elas se desenvolviam mais lentamente mesmo. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Henriq MG disse...

Olá, você gostaria de ter o seu blog monitorado pelo DDI - DIA DIA IBOPE -???
Para isto basta adicionar nosso link em seu blog e deixar-nos um comentário em nosso blog comunicado o interesse em parceria.
Atenciosamente,
Direção geral - DIA DIA IBOPE

Gustavo Fiorini disse...

Estou na mesma situação do Marcelo Cândido... Mas não morro sem conferir "Vale Tudo". Será que foi tudo isso que dizem por aí?! Tenho que ver para crer... ABS!

Lucas disse...

Eu assisti no youtube o primeiro capítulo e achei bem legal! Achei até rápido pra época.
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Lucas disse...

O que é isso, Vale Tudo tá na moda! hauhauahuah
Lucas - www.cascudeando.zip.net