
Vale a pena ser honesto no Brasil? E com essa premissa em 1988 começava um clássico da teledramaturgia brasileira: Vale Tudo, de Gilberto Braga, Leonor Baseres e Aguinaldo Silva. Marco dos anos 80, em reprise no canal Viva, e graças a essa reprise, o blogueiro aqui que vos fala, conseguiu finalmente ver esse grande sucesso.
Confesso que achei o primeiro capitulo bem ruizinho, e com uma edição muito apurada, que pareceu muito rápida, ficou claro que correram demais para a história caminhar, o primeiro capitulo ruim, mostrou tudo para uma história simplesmente perfeita e emocionante, os capitulos que se seguem compensam qualquer inicio mal editado.
Raquel (Regina Duarte) mora em Foz do Iguaçu (Paraná Uhu') com a filha Maria de Fátima (Glória Pires), as duas tem temperamentos opostos, e Fátima vende a casa da mãe, a única herança das duas, pega o dinheiro e vai para o Rio de Janeiro tentar subir na vida, custe o que custar. Critica politica e social das melhores, tornam um sucesso dos anos 80 tão atual, afinal o mote central da trama ainda vale em nosso país: Vale a pena ser honesto no Brasil? E ao longo da trama, é isso que os personagens discutem, Raquel de um lado cresce com o seu proprio esforço, já Maria de Fátima sobe na vida usando mentiras e trapaças, e a eterna luta entre o bem e o mal continua na tela. Pessoas comuns, Pessoas milionárias, tudo isso para passar o Brasil a limpo, numa novela simplesmente sensacional.
