30 de novembro de 2008





Esta semana no TV Curiosa, vamos falar sobre algo recorrente
na telenovela brasileira: O quem matou?

Quem matou? em Novelas

Na Novela O rebu, de 1974, na Rede Globo, a novela se passou inteira numa unica noite, numa festa, as perguntas eram, quem matou? quem morreu?
Na novela O Astro, de Janete Clair, também na Rede Globo, em 1977, Salomão Hayala foi assassinado, deixando o país inteiro curioso, o culpado seria revelado no último capitulo: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), amante da mulher de Salomão.
Em Agua Viva, Miguel Fragonard (Raul Cortez), foi assassinado por Kleber Simpson (José Lewgoy), o assassinato revelou grande parte da história.
Em Vale Tudo, de Gilberto Braga (1988), o brasil parou para responder a pergunta: Quem matou Odete Roitman (Beatriz Seagal), a megera foi assassinada poucas semanas antes do fim da novela, deixando telespctadores curiosos, no ultimo capitulo a resposta: Leila (Cássia Kiss), matou a vilã por engano , pois achava que era Maria de Fátima (Glória Pires), a cena foi uma das mais marcantes da telenovela brasileira.
Em 1995, A Proxima vitima iniciava-se, com uma trama de suspense, onde 8 personagens morreram até o final, a pergunta era, quem era o assassino? que utilizava um opala preto para perseguir suas vitimas, e a proxima vitima recebia em casa uma lista do horoscopo chinês antes de ser assassinada. O Brasil parou no último capitulo para responder a pergunta: Adalberto (Cécil Thiré), era o assassino, Todas as vítimas tinham uma liagação entre si, com um fato ocorrido no passado. Em 2000, a novela foi reprisada com um assassino diferente: Ulisses (Otávio Augusto).
Em 1999, outra trama de Gilberto Braga teria um personagem assassinado causando mistério: O Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria) foi morto em Força de Um desejo, a culpada foi Barbara Ventura (Denise Del Vechio).
Em 2004, novamente Gilberto Braga, traria a Celebridade um assassinato : Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), foi encontrado morto por Maria Clara (Malu Mader), em seu escritório, gerando todo um mistério posterior, a culpada: Laura (Claudia Abreu), a grande vilã da história.
Na 2ª versão de A Escrava Isaura (2004, na Record) , o vilão Leôncio foi assassinado, e diversos finais foram gravados.
Em Cobras e Lagartos, Estevão (Henri Castelli), foi assassinado por Madá (Nanda Costa).
O filão do quem matou, é utilizado por muitas vezes: para dar um desdobramento a mais na história, ou enriquicer a trama, como foi o caso de Paraíso Tropical: Taís (Alessandra Negrini), a gemea má, foi assassinada, não teve grande repercursão como em outros casos mas deixou a todos curiosos: o culpado? Olavo (Wagner Moura).
Na Band, a última novela, a apostar no filão, foi Dance Dance Dance (2007), O vilão Lúcio (Eduardo Galvão), foi assassinado, e teve tudo revelado, no ante-penultimo capitulo. Vilma matou o vilão, por que ele não queria ficar com ela.
Na Globo, o ponto de partida de A Favorita (2008), foi o assassinato de Marcelo (Flávio Tolezani), porém só haviam duas supeitas : Flora (Patricia Pillar), e Donatela (Claudia Raia), quem quer que tenha matado, seria considerada a grande vilã da história, bem antes do final, Flora relembrou com Donatela, que foi ela quem matou Marcelo, a seguir, Flora se transformou na vilã da novela, e o resto todos podem acompanhar na novela que ainda está no ar.

Nenhum comentário: