16 de janeiro de 2010

O fim de Caras e Bocas, e citações que fizeram parte da trama.


Um Macaco Pintor, Muita aventura, Reviravoltas, Revelações, Guerra de Comida, e Tinta! Bolos Explodindo..., e um ritmo acelerado. Semana passada Caras e Bocas se despediu do horario das 19hs, deixando saudades.
A novela que substituiu Três Irmãs, em Abril, e foi esticada, terminou com 235 capitulos, onde não criou "barriga" e continuou mantendo o interesse do grande público.
Dafne e Gabriel, o casal central ficou junto a maior parte da novela, o que serviu para mostrar que o casal central não precisa se unir somente no ultimo capitulo, para a novela fazer sucesso, isso questiona o proprio formato de telenovela, e Walcyr Carrasco apostou nisso pela primeira vez em uma novela sua, geralmente os pares do autor só se unem no final de suas tramas.
Critica ao mercado das artes, Denis (numa ótima interpretação de Marcos Pasquim), expôs durante boa parte da novela, quadros de um macaco, e dizia ser suas as obras. Arte Conceitual! Quando Bianca (Isabelle Drumond) desmascarou Denis, os quadros que valiam milhões, de uma hora para a outra não valiam mais nada, pois eram pintados por um macaco.
E Bianca roubou a cena, primeiro quando estava atrás do pai, depois quando queria unir ele com a mãe, depois quando virou Rainha dos Biscoitos de Polvilho, e por aí foi, a menina roubar a cena da novela. Outra que roubou a cena, foi Simone (Ingrid Guimarães), Pena que ela ficou um tempão longe da novela, Ingrid estava grávida.
Um nucleo de Judeus, ficaram meio perdidos durante grande parte da trama, mas tudo mudou, quando Hannah (Julia Lund), se envolveu com Vicente (Henri Castelli), ela judia, ele bisneto de um nazista, mas mesmo assim ficaram juntos, isso deixou o núcleo mais interessante, e por alguns motivos, tomaram a dianteira da novela (como acontecia em Laços de Familia), isso aconteceu com todos os núcleos, o que chegou a parecer Manoel Carlos (em boa fase), não tinha protagonista definido a trama, e isso colaborou para o sucesso.
Tatiana (Rachel Ripani), conseguiu defender um bom personagem, já Sidney Sampaio,Benjamim o par original dela na trama, o personagem acabou perdendo-se no caminho, tanto que abandou Tatiana, quando ela tinha cancer, Recuperada Tatiana terminou a novela com Isaac.
Surpresas no núcleo dos Baianos, Nao é que Ivonete (Suzana Pires), era mesmo amante de Adenor(Otaviano Costa), e não irmão dele, exatamente como o marido dela desconfiava, Fabiano (Fabio Lago), se fantasiou de loura, baiana, japonesa etc. para descobrir a verdade.
Caras e Bocas também fez alusões, e citações a outras obras: ao romance Senhora de José de Alencar, quando Milena convenceu Nicolas a se casar com ela, por dinheiro, Sheron de Menezes, conseguiu atingir o ponto certo da personagem e segurar a má atuação de Sergio Marone.
Ao Fantasma da Opera, quando Pelopidas (Marcos Breda), o marido da vilã Judith (Debora Evylin) levou Dafne para os subterâneos da Galeria, teve direito até a uma nova versão da musica do fantasma.
E Por fim, Renan (Dener Pacheco), invadiu a casa de Vanessa (Sophie Charlotte), ela no banho e ele com uma faca, bem ao estilo de Psicose. Sorte que Teó, o cozinheiro de Bianca chegou a tempo.
A vilã Judith também roubou a cena, e foi uma vilã como poucas na TV, Deborah Evylin deu um show do começo ao fim, e a personagem terminou presa, mas quem disse que ela se arrependeu? Até a comida da prisão ela rejeitou, em cenas muito boas. Só não entendo como Julio Rocha fez o Edgar o parceiro de Judith. Ele não estava qualificado para ficar com um papel tão importante na trama, não que ele seja mau ator, mas o personagem pedia alguem mais experiente.
Por fim Caras & Bocas, conseguiu o que queria, e com sucesso, essa vai deixar saudades.

Um comentário:

André San disse...

Caras & Bocas me surpreendeu. Não dava nada pra ela no início, mas ela foi me "pegando" aos poucos. Uma ótima novela, que deixa saudades.
André San, www.tele-visao.zip.net