23 de novembro de 2010

Em ritmo de embalo...


O Jornal TV está de volta. Acho que agora pra valer. Ou não. O fato é: Falta tempo pra atualizar. Mas assim que possivel, vou postar mais, e mudar o layout etc...
Pois bem, hoje eu quero falar sobre o filme Flashdance na coluna Eu Vi!!! Viu?
O filme de 1983, é puro anos 80, musical, dançante, divertido.
Alex (Jennifer Beals) trabalha como soldadora de dia, a noite ela é dançarina de um animado bar, lá o chefe dela Nick (Michael Nouri) a vê e se apaixona. Excelente dançarina, o sonho de Alex, é entra num conceituado conservatório de balé clássico.
Excelente trilha sonora, cenas de dança inspiradas, mas o filme fica devendo (e muito) no quesito roteiro, na realidade isso costuma acontecer com a maioria dos musicais feitos para a tela grande.
O casal principal se envolve sem conflito, as histórias paralelas não são bem aproveitadas, e quando Nick consegue o teste para Alex, ela se revolta, mas mesmo assim ela faz o teste, e fica por isso mesmo, faltando total exploração desses pontos da história.
Apesar dos pesares, O filme é um verdadeiro ícone Pop, que chama atenção inclusive para a geração que não é dos anos 80, Um romance com muita dança, é isso que acaba se vendo na tela, e nesse ponto o filme é muito feliz, além é claro de sua excelentissima trilha sonora, a qual eu já havia elogiado, são poucos os filmes que tem uma trilha sonora, tão marcante e bem produzida quando esse, tanto que o filme levou todos os prêmios relativos a isso na época, O Oscar, O Globo de Ouro e o Grammy para melhor musica de filme, as musicas What a Feeling e Maniac (de Irene Cara e Michael Sembello respectivamente) são lembradas e sucessos até hoje, ícones do mundo do entretenimento.
Jennifer Beals, até então (para mim) era uma atriz desconhecida, mas dá pra notar ao longo do filme toda a competência da atriz, assim como os demais atores, prejudicados pelo roteiro, que não se justifica, e termina num filme pequeno de 95 minutos, com um saldo positivo, onde a musica e dança conseguem salvar os estragos cometidos pelo roteiro, Indico muito e vale a pena conferir. Eu vi!!! Viu?



Ah, e como curiosidade, no Brasil, o filme ganhou o celebre nome: Flashdance: Em Ritmo de Embalo, coisa comum na época, vide, Dirty Dancing - Ritmo Quente, Footloose - Ritmo Louco e por ai vai...