25 de março de 2012

Porque eu gosto de Corações Feridos?


Em 2007, quando a reprise de Maria do Bairro chegou ao seu final, o SBT trouxe um outro "sucesso" mexicano, a deliciosa novela O Privilégio de Amar, fiz questão de colocar a palavra "sucesso" entre aspas justamente porque muita gente não viu a novela, e não foi um sucesso que merecesse reprise, mas vamos por partes, eu gostei muito de O Privilégio. Porque? Por causa da história.
Luciana (Helena Rojo), tinha um caso com um padre, engravidava, deixava a criança num cesto e ia seguir sua vida, vinte anos depois, aquela criança, agora Cristina (Adela Noriega), por um acaso do destino começava a trabalhar com a mãe como modelo, e tinha um caso com o enteado dela, Vitor Manuel (juro que eu não lembro o nome do ator), o que fazia Luciana começar a perseguir a menina, sem nem imaginar que na verdade estava perseguindo a filha que abandonou 20 anos antes, e que estava procurando até então.
Forte a trama, Não? Então! Isso é coisa de texto de novela mexicana! Uma história bem amarrada, bem construída, a prova de falhas, e com vilões fortes e bem delineados, além da presença de personagens que por se enganarem cometem atos questionaveis, Por esse motivo O Privilégio me conquistou (mesmo sendo uma novela importada pelos hermanos da Venezuela, senão me engano), primeiro você fica esperando o momento da revelação, quando Luciana vai finalmente descobrir a verdade, depois você se obriga a acompanhar os desdobramentos seguintes.
Tal fato se repitiu com esse blogueiro que vos fala quando ele começou a ver Corações Feridos, novela em exibição no SBT. A novela é uma versão brazuca da trama mexicana A Mentira, e conta a história das primas Aline (Cintia Falabella), e Amanda (Patricia Barros), ambas foram criadas pelo tio Olavo (Paulo Coronato), marido de Vera (Jaqueline Dolabona). Aline se envolve com o fazendeiro Rodrigo (pessimamente vivido por Paulo Zulu), e engravida dele, Porém, quando seu primo Vitor (Victor Pecoraro), volta da Europa, Aline decide terminar tudo com Rodrigo e o faz através de uma carta, onde termina, e anuncia a Rodrigo que abortou o filho de ambos, Aline assina a carta com o nome A.A. Varela, e envia junto um pingente com a letra A, com o recebimento da carta, Rodrigo muito mal, decide por fim a sua vida e se atira de um penhasco.
Eis que chega na história Eduardo (Flávio Tolezani), irmão mais velho de Rodrigo, decido a fazer justiça, Eduardo encontra a carta e o pingente, e acaba acreditando que na realidade a responsável pela morte de seu irmão foi Amanda, a partir daí Eduardo planeja casar com ela para se vingar.
Volto a frisar, história forte não? Pois é! Corações e O Privilégio, bebem exatamente da mesma fonte, uma história forte, com algo que segura o telespectador, Corações Feridos me segurou até semana passada quando Aline foi desmascarada, e continua me segurando, mostrando os desdobramentos da história tão bem amarrada.


É uma trama relativamente simples, e com um emaranhado de clichés, mas vale a pena assistir, inclusive porque o SBT vem caprichando nessa produção (que foi inteiramente gravada no ano passado), alguns atores estão ruins, outros estão excelentes, destaco o trabalho de Cintia Falabela, a vilã da história, perfeita em todas as suas cenas, o mocinho Eduardo, vivido por Flávio Tolezani, começou caricato, mas ao longo dos capitulos achou o tom, e consegue defender um bom personagem. Já Patricia Barros, Amanda, que fecha a trinca de protagonistas, dos 3 é mais fraca, mas não está ruim, assim como Flávio, Patricia conseguiu melhorar ao longo dos capitulos.
Dos coadjuvantes, ainda vale destacar a atuação de Paulo Coronato como Olavo, o grande "patriarca" da história, e Jaqueline Dolabona que vive Vera, a perua tresloucada (anos luz mais interessante que Teresa Cristina), que cuida de tudo e todos. Mas a melhor entre os coadjuvantes é Livia Andrade, que dá vida a empregada Janaína, a atriz novata está muito bem em todas as suas cenas.
Seria chover no molhado, falar mal da atuação de Victor Pecoraro (que está no ar triplamente, no SBT, na novela Aquele Beijo, e na reprise de Chocolate com Pimenta), mas o ator não transmite qualquer emoção ao texto, inclusive ele parece só que "decorou" as falas, e não atua.
Iris Abravanel aprendeu com suas novelas anteriores, e o SBT também, o texto está mais apurado, mais realista, assim como a produção, que está com uma qualidade muito superior.
Enfim, Corações Feridos é um novelão da melhor qualidade e me conquistou justamente por ter uma excelente história, que está sendo muito bem contada, Arrisco afirmar que é a melhor novela exibida no horario nobre atualmente.