21 de outubro de 2011

Avisando..

O Blog está meio desatualizado por esses dias, venho avisar que vou ficar meio longe do blog mais algum tempo, mas logo volto a atualizar.
Com o ENEM se aproximando, estou sem tempo ;) Logo volto as atualizações normais.

16 de outubro de 2011

O Final de Morde e Assopra.

-
Sempre gostei e acompanhei as novelas do Walcyr Carrasco, aliás se eu gosto de novela, ele é um dos responsavéis, Acompanhei A Padroeira, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gemea, adorei ver Xica da Silva (Assinada por ele com pseudonimo) quando o SBT reprisou, me decepcionei com Sete Pecados, e me surpreendi com Caras e Bocas, Quando chegou Morde e Assopra, eu torci o nariz, o nome não me agradou nem um pouco, a novela pretendia misturar dois universos distintos: A Paleontologia e a Robótica, e é claro todos os clichés que Walcyr Carrasco já havia trabalhado em sua carreira.
Teve guerra de comida, assim como teve em Chocolate, teve em Alma Gemea, e em Caras e Bocas, teve um núcleo caipira, assim como teve em O Cravo e a Rosa, e em Chocolate com Pimenta, Velho(a) avarento (a), Jandira Martini fez um ótimo trabalho como Salómé, mas ela daria uma excelente namorada para o Conde Klaus, outro pão duro do autor, em Chocolate com Pimenta.
Além é claro de novamente uma cidadezinha do interior estar no centro da trama: Em Chocolate era Ventura, em Alma Gemea Roseiral, e em Morde e Assopra Preciosa, revelando que o autor não tem mais para onde atirar e decidiu copiar-se a si mesmo, só que infelizmente o autor não foi nem um pouco feliz com isso.
Recentemente o mesmo Walcyr declarou em seu twitter, que : “Amigos, novela não é eleição, onde todo mundo vota nos candidatos. É obra do autor e ele escolhe os finais que melhor transmitem sua mensagem!”, Tudo bem, Mas vamos aos fatos, a audiência de Morde e Assopra em seu inicio esteve mal das pernas, A robô doce e ingenua de Flávia Alessandra não agradou, os sonhos com dinossauros toscos da Julia (Adriana Esteves), também não agradaran e o autor se viu obrigado a mudar sua narrativa, para salvar a trama do fracasso total, se adequando as exigencias do público, e conseguindo até um relativo sucesso, por isso não faz qualquer sentido declarações como as ditas pelo autor em seu twitter.
Então o autor se viu obrigado a adiantar a volta de Naomi (Flávia Alessandra), e o embate entre ela e sua cópia robô, tirou uma porção de personagens de cena, os quais estavam sobrando, Como por exemplo o casalzinho chato vivido por Nivea Stelman e Rodrigo Hilbert, e deu contornos policiais a narrativa, com o assassinato do Delegado Pimentel (Tarcisio Filho, outro que esteve sobrando), transformou a robô numa vilã em potencial, trouxe outra vilã Amanda (Carla Marins um dos grandes destaques da trama), que aliás morreu envenenada numa cena copiada de Alma Gemea (Onde Debora a vilã vivida por Ana Lucia Torre morria da mesma forma), que por sua vez era uma cena copiada de A Escrava Isaura... , deu destaque maior a vendedora de Cocadas, Dulce (Cássia Kiss Magro, outra que roubou a cena), e Julia a mocinha começou a transitar em todos os núcleos da trama, e aqui apesar da personagem por vezes estar envolvida em núcleos os quais não fazia a menor diferença, serviu para Adriana Esteves compor uma mocinha como poucas, batalhadora, que também ajudou a alavancar a trama, O núcleo caipira copiado perdeu espaço, e Abner (Marcos Pasquim), o mocinho da história ficou em segundo plano.
Todas essas modificações, a meio de se adequar a audiência, e ao público, que segundo Walcyr, não parecem ter tanto poder assim na vontade do autor. Estranho? Pois eu achei, não fossem as mudanças, sabe Deus, que rumo essa novela poderia ter tomado, talvez um fracasso ainda maior que foi Sete Pecados...
Seja como for, a trama acabou na ultima sexta-feira, e novamente Walcyr cometeu mais alguns acidentes de percurso. Matar Dulce, foi na minha opinião um grande erro para a trama, a personagem que era uma das coadjuvantes, mas por causa da excelente atuação de Cassia Kiss, fez a novela melhorar sensivelmente, e merecia um final feliz, Outra cena boba, foram os dinossauros que apareceram quando Julia, finalmente reencontrou seus pais, O departamento de Computação Gráfica fez falta. Alem disso os dinossauros toscos "devoraram" os vilões Virigina (Barbara Paz) e John (Michel Bercovith), Aliás, a Virginia que inicialmente era vilã da trama, passou a ser a "dinossaura" e foi transitar no núcleo da prefeitura, sem qualquer razão aparente, e numa trama absolutamente boboca diga-se de passagem.
No meio de tanta bobagem pro final, O autor foi feliz com o fim de Aureo (André Gonçalves), um final inusitado e ousado, aliás André foi um dos poucos que conseguiu fazer um bom trabalho na trama. No mais o final foi decepcionante, e sem qualquer proposito, Admito que a novela melhorou e muito com as modicações, e que além de Cassia Kiss, Vera Mancini e sua divertida Cleonice me fizeram ligar a TV, mas que o final foi um balde de água fria.
Fazer o que? A Audiencia não pode nem reclamar, porque segundo o nosso amigo Walcyr Carrasco, pelo visto a telenovela deixou de ser uma obra aberta. Dessa vez errou feio Walcyr, mas vamos esperar a proxima trama... Mares e Terras? talvez?