24 de abril de 2011

Amor e Revolução: O que falta melhorar.

3 semanas após a estreia da nova trama do SBT Amor e Revolução, e venho eu aqui, falar sobre a trama novamente. O capitulo de estreia foi comentando por mim no blog. Clique aqui, pra ver.
Pois bem, a trama passada na ditadura militar, teve seus altos e baixos, e o texto fraco de Tiago Santiago, continua sendo seu grande problema. Como dito, o SBT apostou na qualidade, na retratação historica e na trilha sonora, Essa concerteza é a melhor parte de Amor e Revolução.
Mas os dialogos fugidos de livros de história, dão vontade de trocar de canal, Alguém me explica por que o personagem de Mário Cardoso, o jornalista Thiago Paixão, me soltou a seguinte peróla: "Estou com medo, de a qualquer momento alguem da Delegacia de Ordem Politica e Social, mais conhecida como DOPS venha me prender, e você fica aí com ataque de ciúmes"?. A parte obviamente do "mais conhecida," ficou artificial, E infelizmente não é caso único na trama. O Coronel Santos (Ivan de Almeida), ganhou duas ou três cenas onde parece que o personagem engoliu um livro de história e completamente dispensáveis ao rumo da trama, Tudo isso para explicar ao telespectador o que aconteceu no periodo da ditadura. OK, Nem toda a audiência conhece essa página de nossa história, Porém, a propria novela, conseguir através de outras cenas, contar a história, sem ser didática, Então não entendo como continuar apostando em cenas desse tipo.
Nota-se porém, que aos poucos, a trama ganha novas formas, e Tiago Santiago, talvez tenha entendido (espero) que seus dialogos didáticos estão sobrando, Resultado, O Ato Institucional abordado na novela na ultima semana, foi o evento histórico melhor trabalhado até aqui, Não teve dialogos didáticos, e apenas mostrou como foi a reação do povo ao primeiro ato do governo militar. Algo louvável, já que capitulos antes, Thiago Paixão ao conversar com o delegado Aranha, havia "previsto" o futuro, dizendo como livros de história iriam trabalhar com o período.
É aqui que a trama preocupa, ora Tiago Santiago acerta o tom, ora erra. O fim da torturada Odete (Gabriela Alves participação especial) foi horrivel, a personagem que poderia render muito mais na trama, simplesmente foi jogada no mar, e detalhe: numa citação apenas.
No fim, Amor e Revolução, não é ruim, É uma boa novela, Porém precisa melhorar em diversos pontos, e todos eles estão no texto, Já que o elenco está inteirinho afiado dando o melhor de si, Patricia de Sabrit inclusive rendeu bons momentos com Reinaldo Gonzaga, Olivia e General Lobo Guerra respectivamente, O embate entre os dois, é o grande show da trama, Os dois atores de gerações distintas, entram em atrito e conseguem para si as melhores cenas da trama.
Ao retratar-se a ditadura, a novela preocupou-se demais em suas cenas de tortura (com diálogos pouco inventivos), e percebeu que por isso a audiência virou a cara, Não que as cenas devam ser retiradas, Mas muito disse-se sobre o exagero das cenas, e além disso, Elas simplesmente não acrescentavam em nada a história. Tanto que o Casal Carlo (Marcos Breda) e Odete entraram na história somente para serem torturados, sendo essa a única função deles na trama, Lamentável.
Ah e não posso esquecer é claro, do horário. Obviamente precisa ser após as 22h, Mas o SBT, como dito não é de respeitar horarios, Tudo bem, Então eles apostam em fazer aquela estratégia, mirabolante, que deu certo com a reprise de Pantanal: A novela começa imediamente após a novela da Rede Globo, Pelo menos foi assim no inicio, agora, A novela da Globo acaba, e Amor e Revolução, não começa, quem troca de canal se tiver mesmo interesse em ver a trama, é obrigado a aguentar os momentos finais, do pouco criativo e completamente insuportável Programa do Ratinho. E quem vai pra frente da TV no horario marcado pelo SBT 22h15, é obrigado de novo a aguentar o programa. Ou seja, a trama não tem horario para começar, e vai acabar tendo telespectadores afugentados por sua atração antecessora.
A novela segue com audiência, abaixo do esperado, as cenas de tortura serão amenizadas, e espero que Tiago Santiago, continua seguindo o bom rumo, e deixando seus diálogos didáticos de lado, Se tudo isso acontecer, Amor e Revolução, que tem uma excelente história, e um ótimo elenco, tem grandes chances de emplacar. Estou na torcida pela trama.

Em tempo...
Enquanto a novela segue em terceiro lugar na audiência, Na internet, a trama virou assunto. A novela desagradou uma parcela de militares que entraram com um abaixo assinado na internet para pedir que a novela deixasse de ser exibida.

Aberturas X Teasers

A equipe de Hans Donner que me desculpe, Mas as ultimas novelas estreiaram com a aberturas com uma falta de criatividade tremenda. Não que as aberturas de Morde e Assopra e Cordel Encatado, sejam ruins, Longe disso, são bem produzidas, e chamam a atenção, Porém são reedições dos teasers de ambas as atrações.



O Teaser acima de Insensato Coração, novela das 9h, muito bem produzido, Nada tem a ver com a abertura (lê-se elementos gráficos) da trama, que aliás mesmo pouco interessante, até que não é ruim.



Enquanto a abertura de Insensato Coração aposta em algo totalmente diferente dos teasers, O mesmo infelizmente não aconteceu com as tramas das 18hs e das 19h.




A Abertura da excelente trama das 18hs, Cordel Encantado, infelizmente nada mais é que uma reedição dos teasers exibidos para divulgação da trama. Saudade do tempo, que a equipe Global, famosa (inclusive internacionalmente) surpreendia o telespectador com a aberturas e assinaturas gráficas realmente criativas.
Não que sejam aberturas ruins, mas são apenas reedições do que o público já havia visto, e o fator surpresa fica pra trás. Será que as aberturas estão fadadas a serem uma reedição de suas campanhas publicitárias?
Aliás, vou aproveitar o post, pra falar que as Aberturas de Novelas, na televisão brasileira, e mais que em qualquer outro país, são elementos importantissimos, e devem ser tratatos como tal. Até o SBT, que antigamente apostava em aberturas que pareciam remakes de aberturas mexicanas, prestou atenção no filão, vide a belissima abertura de Amor e Revolução.

O Dinossauro e a Robô

Bem, TiTiTi, acabou, e como é de costume a Globo fez toda uma divulgação exagerada de sua substituta Morde e Assopra, que estreiou no ultimo dia 21 de Março.
Com o titulo mais absurdo de novelas já criado na televisão, Morde e Assopra, planeja tratar de dois mundo distintos: A Palenontologia e a Robótica, inicialmente para uma obra agradar o titulo é o cartão de visitas, e aqui já são pontos contra a trama de Walcyr Carrasco, Extremos Opostos por exemplo, uma dica minha soaria muito mais convidativo a audiência, mesmo sendo um titulo pobre eu reconheço.
Pois bem, Morde e Assopra, estreiou, e já está a mais de um mês no ar, e até agora não empolgou. A história narra o drama de Julia (Adriana Esteves), uma mulher que perdeu sua tese de doutorado num terremoto no Japão, Todo o esqueleto de um tritanossauro foi perdido no incidente, A mulher descobre que na pequena cidade de Preciosa, no interior de São Paulo também existem fosséis de dinossauro, e decide ir com sua equipe até o local, o que ela não contava é que para continuar as escavações, ela precisaria invadir a fazenda de café, do caipira Abner (Marcos Pasquim), que está em divida com o banco e se não conseguir dinheiro com a colheita, pode perder sua fazenda. Obviamente então, Abner não deixa Julia invadir suas terras para escavar, e os dois começam a se odiar, Ódio esse que transforma-se em amor.
Do outro lado da história. Icáro (Mateus Solano), decide criar um robô que seja a imagem e semelhança de sua mulher falecida, é aí que nasce Naomi (Flávia Alessandra), uma robô, que aos poucos vai ganhar sentimentos.
E é sobre isso que a trama conta. Louvável a ideia de Walcyr Carrasco em apostar em dois mundos tão distintos, Porém, ele não consegue fugir de situações comuns em suas tramas, O casal protagonista vive as turras, assim como aconteceu em Chocolate com Pimenta e Caras e Bocas (Duas grandes novelas do autor) por exemplo, Já houve inclusive uma briga no chiqueiro, algo que se repitiu em Chocolate com Pimenta, e depois em Alma Gemea, Ou seja, Morde e Assopra mistura elementos novos a tramas já consagradas do autor. Preciosa, parece aqui uma reedição de Ventura, ou até mesmo de Roseiral, onde uma trama com personagens com sotaque caipira carregado, arranca facilmente gargalhadas do público.
A ideia de se apostar em paleontologia, já foi dita como louvável, e é um ponto a favor da trama, Porém a Robótica, aqui fica perdida, e parece sobrar no meio da história.
Morde e Assopra, não é de todo ruim, As tramas que nada tem a ver com o titulo, até empolgam, como a do falso médico Guilherme (Klebber Toledo), que enganara a mãe Dulce (Cássia Kiss), dizendo que fazia medicina, mas na verdade torrava o dinheiro que ela mandava com muito custo em festas, ou a ex-prostituta Lavínia (Nivea Stelman), que se casa com o banqueiro Oseas (Luis Mello), e no passado havia tido um caso com o filho dele Fernando (Rodrigo Hilbert), Poisé justamente a melhor parte de Morde e Assopra, que nada tem a ver com a trama que é pretendida contar aqui.
Mudanças já foram encomendadas, e a saída do robô Naomi também parece certa. A verdadeira Naomi vai adiantar sua volta, já prevista na sinopse. Acho bobagem, a trama da robô na minha opinião está sendo mal explorada, não precisaria deixar a trama, Mas a audiência discorda.
O mesmo aconteceu com Frank (Marco Seixas) o computador estilo HAL 9000 (do filme 2001 Uma Odisseia no Espaço), que foi desligado na outra trama do horario Tempos Modernos, desligamento esse que fui contra, Na minha opinião os problemas de Tempos Modernos não eram causados pelo computador, mas essa é outra novela...
Enfim, reviravoltas pretendem acordar a audiência adormecida de Morde e Assopra, E o torço para que isso aconteça, Afinal não queremos que Morde e Assopra esteja fadada ao fracasso, assim como aconteceu com Sete Pecados, que tinha uma boa história, foi mal explorada, e resultou num grande desperdicio, de talento e de autor. Walcyr Carrasco já mostrou que sabe escrever uma boa novela, e torço para que Morde e Assopra melhore, Esperemos.

18 de abril de 2011

Especial HP Parte 2




Bem, eu fiquei longe do blog, e deixei o especial Harry Potter de lado. Decidi voltar. Agora com a segunda Parte, serão 7. Aqui você confere a parte 1.
O segundo filme da série: Harry Potter e a Camara Secreta (Em inglês, é "Chamber of the Secrets"), É considerado por muito o filme mais fraco da série, e também o livro.
Vamos falar primeiramente da adaptação cinematográfica, Desta vez, o filme já teria retorno garantido da criançada, Por isso apostou-se em cenas de ação e aventura, e o filme caminha de maneira bem lenta, culpa da direção de Chris Columbus. Mas não é um filme ruim, HP 2 é bem bom no que se pretende, e diverte assim mesmo. Obviamente como de costume o livro é muito melhor.
Em seu segundo ano em Hogwarts, Harry Potter (Daniel Radcliffe) enfrenta alguns problemas. Depois de um tumultuado verão, onde um elfo doméstico tenta impedir sua volta a escola, Harry descobre tudo sobre a fundação de Hogwarts, e passará por mais aventuras.


O filme e o livro, são os responsáveis por explicar grandes partes da história de Harry Potter, como por exemplo algo que seria melhor tratado mais a frente, como os nascidos trouxas e os ditos "sangues ruins", aqueles bruxos que não tem sangue puro, e a briga interna entre a comunidade bruxa contra o fato, algo que é trabalhado com muita propriedade por J.K. Rowling, Aos mais atentos, notamos aqui uma referência clara a História Contemporânea: A segunda guerra mundial, e as perseguições a quem não era da raça ariana, Aliás a autora trabalha isso mais a frente e durante toda a serie, Uma critica muitissimo bem construida por sinal.
O filme como dito, é bem limitado e faz apenas aquilo que se propõe, diverte, mas nada muito novo, a ainda uma preocupação com a fantasia de Harry Potter, e não a preocupação em se contar essa história.
Por sua vez, o livro apesar de ser o mais chatinho da série, Conta com bons momentos, como por exemplo o telefonema de Rony aos tios de Harry durante o verão, algo suprimido do filme, Além é claro de ser mais detalhista, o que o torna muito superior ao filme. O filme não faz feio em termos de adaptação, e segue como o primeiro é fiel ao livro onde realmente interessa.
Este seria o ultimo Harry Potter a ser dirigido por Chris Columbus, que desta vez comete alguns tropeços, mesmo assim eu gosto da cara da série na direção dele, muitos dizem que a trama perdeu o "ar infantil" por causa de sua saida da direção dos filmes, Eu discordo, a transição da trama infantil para a trama adulta acontece naturalmente nos livros e filmes seguintes.
Cenas que valem muito a pena: A fuga de Harry e Rony (Rupert Grint) no carro. Julie Walters (Molly Weasley) e seu berrador ao filho, enfurecida com o acontecido, e a sequencia dentro da Camara, uma das melhores de toda a série. E por fim a cena que encerra o filme, com todos batendo palmas, aliás comigo no cinema aconteceu algo inusitado: Todo mundo no cinema bateu palmas junto com o filme
Novamente Alan Rickman rouba a cena como Severo Snape, e esse seria também do ultimo filme
de Richard Harris vivendo Alvo Dumbledore, o ator morreu em 25 de outubro de 2002, após já ter finalizado as filmagens do longa. Michael Gambon viria a subsitui-lo na terceira parte da saga Harry Potter. Que aliás falaremos na proxima parte do especial, até lá.

12 de abril de 2011

3 anos de JORNAL TV.


E em abril de 2008. Nascia o Jornal TV no dominio blogspot.com
Que me conhece, sabe que antes eu era tão fissurado na novela Pé Na Jaca, que em 2006, criei o Fanlog Pé Na Jaca, meu primeiro blog. Continuei dando meus pitacos, em 2007, no jornaltv.zip.net. Onde conheci vários outros blogueiros, e depois migrei para esse interesse.
Fazem exatos 3 anos!

Qual é a de Insensato Coração?


Tá bom é verdade, que eu vi só os primeiros capitulos, depois fiquei um bom tempo sem ver a novela das 9 (anunciada pela Globo desse jeito mesmo), Insensato Coração. Eis, que eu parei alguns dias e fui ver.
Notei 2 coisas: Primeiro, personagens ponderados, que ficam em cima do muro. Ou seja, a história de Insensato Coração, não se justifica no titulo, Insensatez nenhuma por parte dos personagens.
Segundo: Os dialogos me lembraram Viver a Vida, aquela celebre novela sobre o nada, assinada por Manoel Carlos. Inclusive um dos capitulos, Carol (Camila Pitanga), e André (Lazáro Ramos) ficaram 3 cenas discutindo o nome do filho deles, por fim decidiram que seria Antônio.
E a novela segue assim. Não mudou praticamente nada desde a hora que eu parei de ver, até os capitulos atuais. Sempre o mesmo circulo chato e sem continuidade, sem falar na entrada e saida exarcebada de personagens, alguns sem função alguma na história. A história central, fica na mesmice e não anda. Pobre Paola Oliveira, sua personagem Marina, a mocinha da história, está em segundo (e porque não dizer terceiro?) plano. Apagada, e sem graça, culpa obvia de Gilberto Braga, que sabe escrever vilãs excelentes, mas fica devendo no quesito das mocinhas, Paola Oliveira, já mostrou toda a sua competência, mas fica dificil continuar mostrando, com uma personagem tão apagada em cena.
É claro que nem tudo está ruim na trama. Gabriel Braga Nunes, que substituiu Fábio Asunção, está perfeito em cena, como o vilão da história Leo. Deborah Secco, também está muito boa como Natalie, e Glória Pires, mesmo na prisão, promete se tornar uma grande vilã e isso ficamos esperando.
É esse o maior problema de Insensato Coração, é uma novela cheia de promessas. Está prometido, que Leo e Marina se envolveriam, até agora nada, Está prometido a vingança de Norma (Glória Pires), e o envolvimento dela com o pai de Leo, Raul (Antonio Fagundes), até agora nada! Tudo bem que a pobre Norma precisa sofrer na cadeira e coisa e tal, mas a novela tá tão estacionada, seria muitissimo interessante adiantar as coisas, não?
Ai fica dificil querer acompanhar a trama. A mesmice impera e nada de novo acontece.

5 de abril de 2011

Faltou Amor, sobrou Revolução.


Bem, eu já vinha comentando aqui no blog sobre a nova novela do SBT, que recebeu a bonita intitulação (Quando uma novela que chama Morde e Assopra está no ar, titulos bonitos precisam ser elogiados) Amor e Revolução. Como era o esperado, o autor Tiago Santiago prometeu romance, as chamadas enfatizavam as cenas fortes, a novela estreiou nessa terça (5), e confirmou: A Revolução vai concerteza sobrepor o Amor, Para o bem e para o mal.
O primeiro capitulo foi muito bom, e a direção caprichada, Apenas pecou em diálogos mal encontrados e mal estruturados (Culpa exclusiva de Tiago Santiago nosso famoso autor dos Mutantes), e é claro a edição inicial, que foi rápida, na construção das datas que a trama quis trabalhar, como é o primeiro capitulo, a gente perdoa, afinal a função dele era unica e exclusivamente falar sobre como funcionou o Golpe Militar no Brasil, no ano de 1964, em termos de aula de história, sem formar opinião, mostrando lados opostos e dar margem a discussão, o primeiro capitulo foi muito feliz nesse ponto.
Maria Paixão (Graziella Schimidt), é um jovem estudante, que vai entrar na luta armada contra o regime militar, ela se apaixona pelo militar José (Claudio Lins), filho do General Lobo Guerra (Reinaldo Gonzaga), essa é praticamente a premissa da história da novela, é claro, se bem trabalhado o assunto pode render muito, Vide a bem sucedida Minisérie da Globo Anos Rebeldes, os filmes O que é isso companheiro? E Zuzu Angel.
O SBT já mostrou que está investindo pesado na produção, e os frutos podem ser bons, a direção foi muito mais caprichada, e o elenco também, Apesar de ter sido bem pouco os diálogos mais explorados, Nota-se que Patricia de Sabrit, Nico Puig, e Gisele Trige roubaram as cenas em que apareceram, e é claro, o casal central Claudio Lins e Graziella Schimidt, já mostrou quimica, um dos passos principais para o sucesso de qualquer novela, as cenas dos dois no incêndio, foram bem produzidas (apesar de em alguns momentos o fogo computadorizado ter ficado bem evidente), e o casal demonstrou quimica, embora o roteiro tenha dado apenas duas cenas pobres de "Amor" ao casal, ele pegando a mocinha no colo, e um aperto de mão de ambos.
O SBT, continou porém, com suas estratégias mirabolantes, primeiro, estreiou a novela numa terça-feira, para evitar confronto direto com a Tela Quente, Na terça marcou a estreia para as 22h15, aos desavisados, a trama atrasou, para estreiar, justamente quando Insensato Coração, quem acreditou no horario do SBT (como eu por exemplo), acabou vendo o final do Programa do Ratinho, e a sem graça Escolinha.
A estreia foi carregada de cenas bem produzidas, e edição ágil (em alguns momentos 'até demais, o que provocou cenas curtissimas, desnecessárias, e outras que poderiam ter sido melhor exploradas), a trilha sonora foi caprichada, cheio de musicas do Periodo Militar, inclusive regravações, como por exemplo a musica Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil, regravada pela Pitty.
Seja como for, a estreia está de parabéns, Conseguiu exatamente o que pretendia, e acredito que se Tiago Santiago, diminui seus dialogos obvios e mal construidos, ele está com 'a faca e o queijo na mão', para produzir uma excelente novela.
O assunto como eu já disse, já deu muito pano pra manga, dentro e fora da TV, e se bem trabalhado sempre pode repitir o sucesso.
Vamos esperar os proximos capitulos.


Ps. A Abertura ao som de Roda Viva, exibida ao final do capitulo, também foi um grande acerto, assim como o depoimento, e é claro a re-utilização da 'ficha da censura' o inicio da novela, algo que de fato acontecia durante o periodo militar.

1 de abril de 2011

1ª de Abril.


E A Rede Globo, anunciou ontem, o remake de Maria do Bairro, a nova novela da casa, no horario das 20h, entra logo após a reprise de Escrava Isaura. Como sabemos, a novela demorou a emplacar. Na emissora todos ficaram eufóricos, e o telespectador ficou muito mais que surpreso, quando justamente no horario e maior faturamento da emissora, anunciou-se uma reprise.


Surpresas a parte, o remake de Maria do Bairro, em parceria com a televisa, já teve até a gravação do tema de abertura. Para quem não sabe, Suzana Vieira, esteve na Som Livre, e gravou o tema Com muita honra para a novela, Essa novela, é o primeiro fruto da parceria Televisa-Rede Globo e será escrita por Tiago Santiago, A Parceria incluiu, trazes obras jamais exibidas no Brasil, incluindo o sucesso La Intrusa, nas manhãs da emissora, ótima alternativa depois que o Mais Você deixou a grade.
Além disso, a Rede Globo já anunciou, pelo menos 3 temporadas para a novela Morde e Assopra, a equipe está adorando, cogita-se mutantes e dinossauros rôbos para a segunda parte da saga.
Os enlatados continuam tomando conta da emissora. Os telespectadores, puderam acompanhar sucessos dos anos 80, nas ultimas semanas, como Barrados no Baile, e Casal 20, mas a surpresa mesmo foi quando a Rede Globo, anunciou que Chaves ficaria na vaga da Sessão da Tarde. Agora sim, Chaves será reprisado, sem pausas, Coisa que dificilmente acontecia quando o mesmo estava com o SBT.
Já a emissora do Patrão, Mostrou que a "arrancada da vitória" tinha tudo para dar certo, e deu! (Eu lembro dessa campanha), depois de anunciar a nova arma secreta, O SBT exibiu em seguida a novela A Proxima Vitima, tendo o aval do autor da atração Silivo de Abreu, que já anunciou fará seu remake de Guerra dos Sexos, na emissora do Patrão.
Enquanto isso, na Record, a emissora anunciou um novo seriado, desta vez assinado por Maria Adelaide Amaral, Jaqueline com L, Contando as desventuras da personagem Jaqueline Maldonado, de sua novela Ti-Ti-Ti, Claudia Raia anunciou está muito feliz com a série, que estreia na proxima semana. A Rede Globo, que exibiu Ti-Ti-Ti originalmente, já entrou com um recurso para impedir a estreia do seriado, com medo do sucesso que a Record possa apresentar. Como o mundo televiso está cheio de surpresas, a Record, tirou do ar a sua versão de Rebelde, e começou a reprisar a novela mexicana. Mesmo sem autorização da Televisa, o que gerou um grande conflito.
E aos domingos, a TV Aberta nunca esteve tão maravilhosa! Comenta-se que as pessoas nem saem mais de casa aos domingos, nas grandes capitais principalmente, O movimento nos shopping's centers, diminui consideravelmente. Quem quer perder, O programa Silvio Santos na Rede Globo? E depois dele tem o emocionante sorteio da Tele Sena! Na Record a aposta está na sessão de novelas aos domingos, Todas as produções da casa estão sendo reprisadas aos domingos, e isso está divertindo muito o público.
Já o SBT, apostou num novo formato de programa aos domingo, coisa que a TV Brasileira nunca tinha feito, Tem um apresentador, com uma plateia, e ao longo do programa, grupos musicais se apresentam, e tem também assistência social, Ah quem diga, que a criativade foi tamanha, que as demais emissoras estão pensando em copiar. A Apresentação do programa cabe a Augusto Liberato e Fausto Silva.


E por fim quero acabar o post, com a bomba da semana. Anunciaram ontem, a volta de duas celebres redes de TV a TV Aberta: A Tupi e a Manchete, e antes que alguem ache que serão duas, As equipes restantes das duas emisorras, anunciaram parceira, para criar o canal Tupichete, que promete abalar as estruturas da TV Brasileira.
Será?